Soluções tecnológicas diversas são apresentadas em Seminário de Inovação

Vanessa Fagundes - 06-03-2023
3136

Uma máquina de recarga sustentável de pincel de quadro branco. Um dispositivo portátil para testes moleculares. Lenha ecológica a partir de resíduos agroindustriais. Uma solução sustentável para o descarte de fraldas em creches e escolas. Essas são algumas das soluções tecnológicas apresentadas durante o Demoday Centelha, realizado na última sexta (3) como parte da programação do Seminário de Inovação Centelha MG. O evento reuniu, na sede da FAPEMIG, empreendedores, gestores da área de ciência, tecnologia e inovação e interessados no tema. Foi uma oportunidade para aprender e também trocar experiências.

Durante a abertura do evento, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, presidente da FAPEMIG, destacou a importância do Centelha, programa que tem por objetivo promover a inovação por meio do desenvolvimento de novos produtos e processos. “Temos orgulho de ser parceiros da Finep nessa iniciativa de estímulo à inovação, que destaca o potencial de reestruturar a nossa economia com base no conhecimento”, disse.

Tal potencial pôde ser vislumbrado durante a apresentação dos resultados da primeira edição do Centelha. O Demoday reuniu as 13 empresas que receberam apoio financeiro e concluíram o ciclo proposto no Programa. Elas apresentaram não só os produtos desenvolvidos, mas também as perspectivas de crescimento dentro de suas respectivas áreas. As apresentações foram avaliadas por um júri, que escolheu os três melhores projetos com base em critérios como “qualidade, utilidade e impacto da solução”, “definição/captação de clientes” e “inovação, escalabilidade e diferenciais competitivos”.

O primeiro lugar no Demoday Centelha MG 2023 ficou com a empresa Cepha Biotech Pesquisa e Desenvolvimento, responsável pela fabricação de dispositivos portáteis para testes moleculares. A startup desenvolveu o OmniLAMP, um dispositivo portátil para diagnóstico molecular da covid-19, e o MyTest, teste rápido também para a covid-19 realizado com saliva, que já está no mercado.

Rubens do Monte, representante da Cepha Biotech, destacou a experiência de participar do Centelha. “Além de representar a possibilidade de levar algo que nasceu na academia para o mercado, as mentorias e o networking foram muito importantes para a equipe. O prêmio é uma chancela a esse trabalho que envolve muitos parceiros e a esse grupo que investiu na ideia”, conta. A equipe já planeja alcançar novos mercados, adaptando a tecnologia para alvos diferentes em áreas como o agronegócio e a veterinária.

A startup Search on Math, que desenvolveu ferramenta de recuperação de informação matemática, ficou com a segunda colocação, e a Adwa Cannabis Pesquisa e Desenvolvimento, que trabalha com o desenvolvimento de tecnologias para a cadeia produtiva da cannabis, com o terceiro lugar. Todos receberam troféu e certificado.


Vencedores do Demoday Centelha MG 2023. Da esquerda para a direita: Marcelo Speziali, diretor Ciência, Tecnologia e Inovação FAPEMIG; Camila Ribeiro, diretora Planejamento, Gestão e Finanças FAPEMIG; Sérgio Rocha, Adwa Cannabis; Rubens do Monte, Cepha Biotech; Flavio Gonzaga, Search on Math; e Paulo Beirão, presidente da FAPEMIG. (Foto: Almir Ferreira/FAPEMIG)


O Seminário de Inovação Centelha MG também ofereceu minicursos e palestra. Veja aqui outras fotos do evento.

Centelha 2
Atualmente, o Programa Centelha MG encontra-se em sua segunda edição. As 215 propostas submetidas no fim de 2022 passam por avaliação. De acordo com a chamada, 25 empresas serão contratadas. Existe a possibilidade de mais seis contratações de empresas situadas nas regiões mineiras ligadas a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), totalizando 31 beneficiados. Outras informações podem ser solicitadas pelo Fale Conosco.