USO DE ÉSTERES DE ÁCIDOS CARBOXÍLICOS COMO AGENTES DESENGORDURANTES

IDENTIFICADOR: 189 | DATA: 21-08-2020
122

SETOR ECONÔMICO:

Indústria Química


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

O presente invento é destinado a remover depósitos de material gorduroso oriundos da deposição de vapores de óleos e gorduras gerados, também na forma de aerossóis, durante o processo de preparação de alimentos, como durante a preparação de frituras e outros, a grande escala, em cozinhas industriais principalmente, tais como em cozinhas de hospitais, quartéis, escolas e universidades, cozinhas de empresas e indústrias, e outras instituições de porte. A deposição de tais vapores gordurosos leva à formação, em tempo relativamente curto, de um material gosmento de grande aderência e difícil remoção por meio de materiais de limpeza convencionais que envolvem tensoativos, em superfícies destes estabelecimentos.

SOLUÇÃO APRESENTADA:

O invento consiste em soluções de ésteres de ácidos carboxílicos de diferentes tamanhos de cadeia hidrocarbonada, que permitem remover por dissolução parcial depósitos de gordura antigos de superfícies metálicas ou cerâmica e de vidro. É particularmente útil em superfícies metálicas de aparelhos, como coifas e exaustores, onde o uso de material de limpeza convencional com base aquosa de tensoativos pode levar a produzir choques elétricos em quem os limpa.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

As soluções de ésteres de ácidos carboxílicos do presente invento permitem a remoção das incrustações de gordura (que junto com o pó formam um sólido grudento), sem precisar de raspar ou esfregar materiais abrasivos como a palha de aço e assemelhados. Também é superior ao uso de solventes comerciais como thinner que é um material muito agressivo frente à algumas superfícies que devam ser limpadas. Isso porque a natureza estrutural das moléculas de ésteres das soluções do invento são semelhantes à do material a ser removido. Em adição, essa mesma natureza estrutural torna as soluções do presente invento mais amigáveis, pouco agressivas à pele e praticamente sem toxidade, inclusive para seu uso em cozinhas e estabelecimentos afins.


ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

Em funcionamento/escala laboratorial.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Foram realizados os testes de remoção de incrustações acima descrito com elevado grau de sucesso, empregando-se algumas soluções de ésteres. Posteriormente, constatamos que estas soluções de ésteres de ácidos carboxílicos foram eficientes na remoção de depósitos de resinas provenientes da árvore sivipiruna em superfícies de vidro de automóveis. Outro teste bem sucedido das soluções de ésteres de ácidos carboxílicos foi na remoção de adesivos residuais de colas dos rótulos de produtos em garrafas de vidro.

TITULARES:

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FAPEMIG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 10 2012 005557 0   


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

Departamento de Proteção e Transferência de Conhecimento da FAPEMIG:

dpit@fapemig.br

Núcleo de Inovação Tecnológica da UFU: atendimento@intelecto.ufu.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.