Laboratórios Viçosa Smart e tecnoMaker Lab são inaugurados em Viçosa

Assessoria de Comunicação tecnoPARQ - 04-07-2024
991

O presidente da FAPEMIG, Carlos Arruda, participou nesta quarta (3) da inauguração do Laboratório de projetos Viçosa Smart e do tecnoMaker Lab, no tecnoPARQ, em Viçosa-MG. O evento, promovido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pelo Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), incluiu a apresentação de chamadas FAPEMIG como a 10/2024 - Tríplice Hélice/APL. Também foi realizada a assinatura do acordo de cooperação técnica “Cidades do Futuro” entre a Prefeitura Municipal de Viçosa e o Governo de Minas Gerais.

A mesa de solenidade contou com a presença do reitor da UFV, Demetrius David da Silva, a vice-reitora e presidente do Conselho de Administração do CenTev, Rejane Nascentes, o secretário executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Bruno Araújo de Oliveira, o presidente da FAPEMIG, Carlos Arruda, o prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato Cardoso, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, João Pedro Pinheiro de Souza, e a diretora executiva do CenTev, Adriana Ferreira de Faria.

Adriana Faria destacou: "Agradecemos ao secretário executivo Bruno Araújo e à FAPEMIG pelo apoio ao desenvolvimento dos ambientes de inovação em Minas Gerais. Nosso reconhecimento também vai ao reitor Demetrius e à vice-reitora Rejane pelo suporte contínuo ao tecnoPARQ. A parceria com a prefeitura de Viçosa, especialmente sob a gestão do prefeito Raimundo, foi crucial para implementar a Lei Municipal de Inovação Tecnológica e estabelecer o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, beneficiando as empresas de base tecnológica da região".

O reitor da UFV, Demetrius David da Silva, enfatizou a importância do apoio da FAPEMIG e do Governo de Minas à UFV e ao tecnoPARQ: "Minas Gerais é um Estado com grande potencial acadêmico e tecnológico. O suporte da FAPEMIG é crucial para reter talentos e promover avanços científicos e tecnológicos que beneficiam toda a sociedade". Sobre a inauguração dos laboratórios, ele afirmou: "Reforçando o papel da Universidade como a mais empreendedora do Brasil, com um histórico sólido em Ciência, Tecnologia e Inovação, estamos hoje no tecnoPARQ inaugurando dois novos laboratórios. Estes espaços proporcionam um ambiente ideal para empresários investirem e inovarem, em mais uma iniciativa em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, em prol da sociedade mineira e do Brasil como um todo".

O secretário executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Bruno Araújo de Oliveira, afirmou: "É gratificante participar de um evento tão importante realizado pela UFV, reconhecida como uma das mais empreendedoras do Brasil e uma das melhores do mundo, na nossa opinião. Estamos muito felizes em participar da inauguração de dois laboratórios: o Laboratório de Projetos Viçosa Smart, que apoiará projetos municipais, e o tecnoMAKER Lab, que beneficiará empreendedores da cidade e da região na criação de protótipos. Esses avanços certamente terão um impacto positivo significativo no desenvolvimento econômico e social não apenas de Viçosa, mas de toda a região e do nosso querido Estado de Minas Gerais. Além disso, formalizamos a adesão da cidade de Viçosa ao programa Cidades do Futuro, com o apoio da Sede e de toda nossa equipe comprometida com Viçosa".

O Presidente da FAPEMIG, Carlos Alberto Arruda de Oliveira, destacou: "A inauguração desses dois laboratórios representa um marco importante para nós. Junto com a Universidade Federal de Viçosa, estamos criando um ambiente favorável ao desenvolvimento tecnológico aplicado. Este espaço de prototipagem e análise de dados é o resultado de uma colaboração eficaz. É um prazer conhecer a equipe dos dois laboratórios e ver como estão contribuindo para o progresso tecnológico".


O presidente da FAPEMIG, Carlos Arruda (em pé, à direita), participou da inauguração dos laboratórios Viçosa Smart e tecnoMaker Lab na cidade de Viçosa. (Foto: Enya Chaves - Assessoria de Comunicação tecnoPARQ)

Os novos espaços, financiados pelo Governo de Minas através da FAPEMIG, têm como objetivo fortalecer as ações do tecnoPARQ, promovendo a Ciência, Tecnologia e Inovação, além de fomentar a criação de novas empresas de base tecnológica, gerando emprego e renda de qualidade para o desenvolvimento social da região.

Sobre o Laboratório de Projetos Viçosa Smart
O Laboratório de Projetos Viçosa Smart é uma iniciativa inovadora focada no desenvolvimento territorial e na transformação digital sustentável para o município de Viçosa. Este espaço proporciona um ambiente colaborativo onde projetos são desenvolvidos para promover o crescimento econômico, social e ambiental da região, utilizando tecnologias avançadas e soluções criativas. O Laboratório tem por objetivo apoiar o Desenvolvimento e Implantação de Ações de Desenvolvimento Territorial e Transformação Digital Sustentável para o município de Viçosa.

Smart Cities são cidades comprometidas com o desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentáveis, em seus aspectos econômico, ambiental e sociocultural. Elas atuam de forma planejada, inovadora, inclusiva e em rede, promovendo o letramento digital, a governança e a gestão colaborativas, além de utilizarem tecnologias para solucionar problemas concretos, criar oportunidades, oferecer serviços com eficiência, reduzir desigualdades, aumentar a resiliência e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. Tudo isso garantindo o uso seguro e responsável de dados e das tecnologias da informação e comunicação.


Os pilares do Laboratório de Projetos Viçosa Smart são:

  • Sustentabilidade: adoção de práticas e tecnologias que promovam a sustentabilidade ambiental, o uso eficiente de recursos naturais, a redução das emissões de carbono e a preservação dos ecossistemas urbanos.
  • Mobilidade: sistema de transporte eficiente e sustentável, com opções de mobilidade urbana integradas, acessíveis e de baixo impacto ambiental, como transporte público de qualidade, ciclovias e incentivo ao uso de veículos não poluentes.
  • Acessibilidade: garantia de acesso equitativo a espaços públicos, serviços, infraestrutura e oportunidades para todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas, sensoriais ou cognitivas.
  • Responsividade: capacidade de resposta às necessidades e demandas dos cidadãos, adaptando-se rapidamente a mudanças e situações emergentes, bem como promovendo a resolução ágil de problemas e a melhoria contínua dos serviços e infraestruturas.
  • Tecnologia: aplicação inteligente de tecnologias da informação e comunicação para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, a eficiência dos serviços públicos, a gestão urbana, a segurança, a governança e a participação cidadã.

Sobre o tecnoMAKER Lab
O tecnoMAKER Lab é um laboratório de prototipagem e experimentação integrado ao tecnoPARQ. Este ambiente foi criado para incentivar a inovação e o empreendedorismo, oferecendo aos estudantes, pesquisadores e empreendedores as ferramentas e o suporte necessários para transformar suas ideias em produtos e soluções tecnológicas. É um espaço destinado a mentes criativas que buscam desenvolver projetos inovadores e startups de sucesso.


O laboratório  tecnoMAKER Lab foi criado para incentivar a inovação e o empreendedorismo (Foto: Enya Chaves - Assessoria de Comunicação tecnoPARQ)

Durante a inauguração do tecnoMAKER Lab, Adriana destacou: "Estamos hoje no tecnoPARQ para inaugurar este laboratório, um espaço dedicado à prototipagem de produtos tecnológicos inovadores, que incluem inteligência artificial, internet das coisas e Big  Machine. Este laboratório está completamente aberto à nossa comunidade. É um momento crucial para nossas empresas parceiras e nossa comunidade acadêmica. Venha conhecer este laboratório e transformar sua ideia inovadora em realidade empresarial. Este é nosso objetivo principal."

Entre os projetos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que estão sendo desenvolvidos em parceria com o tecnoMAKER Lab estão:

  • UFVBaja Pererecas, coordenado pela Professora Geice Paula Villibor, do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica.
  • Skywards UFVoa, coordenado pelo Professor Alexandre Martins Reis, do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica.
  • UFVolts Majorados, coordenado por Joseph Kalil Khoury Junior, do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica.
  • Núcleo de Especialização em Robótica (NERo), coordenado por Alexandre Santos Brandão, do Departamento de Engenharia Elétrica.

(Com informações da Assessoria de Comunicação tecnoPARQ)