Esclarecimentos da FAPEMIG sobre matéria veiculada no jornal O Tempo

Assessoria de Comunicação da FAPEMIG - 28-03-2019
6647

A FAPEMIG é a agência de fomento à ciência, tecnologia e inovação do Estado de Minas Gerais. Essa missão inclui, entre outras atividades, a concessão de bolsas para formação de recursos humanos e para atuação em projetos de pesquisa científica. Essa atuação é fundamental para a produção científica de excelência do Estado.

- A FAPEMIG possui programas institucionais de bolsas de cotas. Nesses programas, as instituições de ensino e/ou pesquisa recebem um número determinado de bolsas, que distribuem aos alunos segundo critérios específicos, elaborados pela própria instituição. Em 2018, foram concedidas 6.827 bolsas dentro desses programas. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) não é contemplada nessas cotas.

-  Em fevereiro de 2019, a FAPEMIG comunicou a suspensão dos programas institucionais de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (para alunos do ensino fundamental e médio) e de Bolsa de Iniciação Científica (para alunos da graduação), conforme nota divulgada em 22/2/2019. Esse corte deveu-se à necessidade de readequações das atividades da Fundação em decorrência da severa crise fiscal que atinge o Estado de Minas Gerais.

- A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) recebe, por lei, 40% dos recursos destinados à FAPEMIG para investimento em projetos de pesquisa. Tais projetos incluem bolsas, que foram distribuídas segundo critérios da Sedectes com a obrigação de obedecer às normas estabelecidas pela FAPEMIG e pelos órgãos de controle. Em 2018, a Sedectes possuía 1.423 bolsas de projetos.

- A FAPEMIG reafirma seu compromisso com a comunidade científica e a transparência de suas ações. Com relação às suspensões dos programas institucionais de bolsas, a expectativa é que a medida seja temporária e que os programas sejam retomados assim que os repasses financeiros constitucionais forem regularizados.

* A Secretaria de Planejamento e Gestão esclarece que, conforme as informações discutidas em reunião com o deputado Cleiton Gontijo, há um levantamento sendo feito pela pasta, a respeito da concessão de bolsas de iniciação científica, projetos de pesquisas e demais programas institucionais geridos pela FAPEMIG. Assim que estes levantamentos forem concluídos, os resultados serão devidamente divulgados à sociedade e à imprensa.

* Esclarecimentos da FAPEMIG sobre matéria veiculado no jornal O Tempo, do dia 27/03/2019.