Seminário abordará segurança em barragens de rejeitos

Tuany Alves - 29-03-2019
5114

Os recentes acontecimentos envolvendo barragens de rejeitos em Minas Gerais levantou a questão sobre o quão verdadeiramente são seguras estas instalações. Além de alçar a pergunta: como é possível torná-las mais seguras para as comunidades próximas?

Ciente deste problema social, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Academia Nacional de Engenharia (ANE) estão promovendo o seminário Segurança de Barragens de Rejeitos. O evento, gratuito e aberto a todos os públicos, acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, no dia 01 de abril, e em Belo Horizonte/MG, no dia 02 de abril.

Segundo Fernando Veríssimo, chefe de gabinete da ABC e organizador do evento, a iniciativa busca debater aspectos científicos e tecnológicos relacionados à segurança das barragens. “A atividade mineral é relevante em várias regiões do país, não apenas em Minas Gerais. Nosso objetivo é estimular o exercício dessas atividades com segurança”, destaca.

Conexão Rio/BH

Segundo o organizador, a intenção de realizar o seminário em duas cidades diferentes é para que um público maior seja alcançado. No primeiro dia, os cariocas e pessoas que estejam passando pelo Rio de Janeiro, poderão debater na sede da ABC os aspectos relacionados a engenharia, segurança, legislação e fiscalização das barragens de rejeitos.

Já no segundo dia, o evento irá acontecer em Belo Horizonte (MG), no auditório da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nesta ocasião será discutido os impactos socioeconômicos e ambientais nas comunidades que vivem ao entorno destas barragens.

Aqueles que não estiverem no Rio de Janeiro poderão acompanhar o evento por meio da transmissão online pelo Facebook da ABC (aqui). Em Belo Horizonte, o evento será transmitido no canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) da UFMG.

Pesquisas

O evento integra um estudo, demandando pelo Ministério das Minas e Energia, realizado pela ABC e a ANE sobre os rejeitos das atividades minerais. A pesquisa ainda está em fase inicial, mas já desenvolveu um documento com recomendações para a atividade.

Confira a programação do seminário aqui.


SERVIÇO

Data: 1º e 2 de abril de 2019

Horário: 9h30 às 18h

Locais

1º de abril

Academia Brasileira de Ciências | Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3º, Centro, Rio de Janeiro – RJ

2 de abril

Universidade Federal de Minas Gerais | Auditório da Escola de Engenharia | Av. Antônio Carlos, 6627, Belo Horizonte – MG

Inscrição: http://twixar.me/gcGK

Informações: (21) 3907-8145 ou barragens@abc.org.br