Rio Doce em foco

Tuany Alves - 25-07-2019
5540

Foto: Divulgação

Entre os dias 07 e 09 de outubro irá acontecer, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Workshop de Restauração Ambiental: Rio Doce em Foco. Promovido por pesquisadores de projetos financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) – na Chamada 06/2016 - Apoio a Redes de Pesquisa para Recuperação da Bacia do Rio Doce – o evento abordará, de forma multidisciplinar, a restauração de locais impactados por rompimento de barragem.

A iniciativa é uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal da UFLA e o Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os participantes irão conferir durante o workshop palestras, discussões e apresentação de trabalhos focados, principalmente, nos rompimentos das barragens de Minas Gerais – barragem de Fundão (Mariana) e Córrego do Feijão (Brumadinho) – que afetaram diretamente o Rio Doce.

Além disso, essa primeira edição, trará resultados de pesquisas inovadoras e a oportunidade para os pesquisadores estabelecerem parcerias

Ciência a serviço da sociedade

Encontrar soluções para minimizar os impactos ambientais ocasionados pelos rompimentos das barragens de mineração em Minas Gerais. Este é o objetivo dos pesquisadores por traz do Workshop de Restauração Ambiental: Rio Doce em Foco.

Apoiados pela FAPEMIG, os profissionais já apresentaram os resultados preliminares das pesquisas selecionadas para contratação da Chamada no início do ano. Ao todo 16 projetos foram apresentados durante o Seminário Técnico Parcial dos Projetos da Chamada 06/2016 - Apoio a Redes de Pesquisa para Recuperação da Bacia do Rio Doce.  

A época do evento o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação, Paulo Beirão, lembrou da urgência e imediatismo da FAPEMIG ao convocar a comunidade acadêmica para procurar alternativas para conter os impactos ambientais ocorridos. Confira a matéria completa aqui.


WORKSHOP DE RESTAURAÇÃO AMBIENTAL: RIO DOCE EM FOCO

Data: 7 a 9 de outubro de 2019

Local: Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Aquenta Sol, Lavras, Minas Gerais.

Calendário para submissão de trabalho aqui

Inscrições aqui 

Mais informações pelo (35) 3829 – 1346 ou riodoceemfoco@gmail.com