FAPEMIG lança diretrizes para Chamada CONFAP/BiodivERsA

Vitor Hugo Silva - 15-10-2019
5027

Foi lançado nesta terça feira, 15 de outubro de 2019, as diretrizes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) para a Chamada Pública CONFAP/BiodivERsA 2019-2020. A Chamada, realizada em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), objetiva incentivar a colaboração científica entre pesquisadores mineiros e pesquisadores de Países Europeus para o desenvolvimento de projetos nas áreas de biodiversidade, serviços ecossistêmicos e soluções baseadas em recursos naturais.

Dentre os objetivos específicos da oportunidade, estão: produzir conhecimento que possa ser ampliado ou generalizado para além das regiões estudadas e disseminado em ações de divulgação a fim de maximizar o impacto social. Pretende-se ainda apoiar projetos nos quais as abordagens das ciências naturais, sociais e humanas são integradas.

Propostas submetidas à FAPEMIG

Projetos focados apenas em biodiversidade ou apenas em mudanças climáticas não serão considerados dentro do espaço da Chamada, além disso, os projetos devem ser transnacionais. Ou seja, a proposta precisa envolver pelo menos três países participantes da chamada, incluindo o mínimo de dois parceiros de Estados Membros da União Europeia ou países associados, e o Brasil, nesse caso, com representantes de Minas Gerais.

A Chamada da FAPEMIG, prevê, ao todo, um apoio de R$ 435 mil nos projetos, sendo que, apenas uma proposta por candidato será financiada. Dentre as despesas financiáveis pela FAPEMIG estão, passagens, diárias, equipamentos e softwares.

Os interessados deverão enviar suas pré-propostas por meio do sistema Everest da FAPEMIG, até o dia 5 de novembro de 2019. Lembrando que, o cadastro no sistema deve estar atualizado e o candidato também deve ter o currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq.

Para mais informações e/ou ter acesso às Diretrizes da FAPEMIG para a chamada Pública CONFAP/BiodivERsA 2019-2020, clique aqui