Live FAPEMIG: HUB MG e conexões para Novos Negócios

Téo Scalioni - 14-08-2020
3274

A FAPEMIG promove, na próxima segunda (17), às 11h, mais uma live por meio de seu perfil no Instagram (@fapemig). O tema escolhido é “HUB MG: Conexões e Oportunidades para Novos Negócios”. O coordenador do HUB MG Thales Luan Dias irá falar sobre o funcionamento do programa e sobre as possibilidades para empresas e para acadêmicos de participar de projetos desenvolvidos pelo HUB MG. 

O HUB MG é um programa que apoia o setor público e as médias e grandes empresas mineiras a se manterem inovadoras, conectando desafios relevantes a soluções tecnológicas ao redor do mundo, por meio do ciclo de inovação aberta com o mercado e academia. Desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE) , com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), o programa já contou com 76 empresas inscritas. Destas, 29  já participaram de 33 ciclos de inovação. Também teve 608 startups analisadas, das quais 196 foram conectadas às organizações em diferentes segmentos como agronegócio, bens de consumo, comunicação, construção, energia, frigorífico, saúde, logística, siderurgia, dentre outras.


Desafio HUB MG para evitar a evasão escolar  
Identificar startups que possuam soluções tecnológicas para impedir a evasão escolar no ensino médio em Minas Gerais. Esse é desafio do Global EdTech Startup Awards (GESAwards), a  maior competição de startups de EdTech (relacionadas a educação) do mundo. O tema foi encampado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) – por meio do Programa Hub MG – e a Secretaria de Estado de Educação (SEE). As startups interessadas terão até o dia 31 de agosto para se inscreverem.

O desafio foi lançado em abril deste ano e ganhou forças com a pandemia de covid-19. Os impactos da pandemia na educação mundial trouxeram ainda mais urgência para a pauta de evasão escolar. Dados GESAwards apontam que, em 2018, 82 mil alunos abandonaram a escola em Minas Gerais, sendo 75% destes do ensino médio. “Para superar isso, estamos acolhendo soluções que abordem a identificação de causas de abandono escolar em um nível individual; que aumentem a previsibilidade do abandono; e proponham abordagens e ações inovadoras para reduzir as taxas de abandono”, explica o diretor de Fomento ao Ecossistema de Inovação da Sede, Pedro Vaz.

A solução vencedora será acompanhada pelo Hub MG, MindCET e receberá um prêmio em dinheiro de até U$ 100 mil. O valor será aportado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para testar sua solução junto ao Governo de Minas Gerais, além de ter exposição global no ecossistema EdTech, realizar conexões com o ecossistema de inovação mineiro, desenvolver seus negócios e participar do programa de aceleração que acontecerá em Israel, na etapa subsequente do programa. O desafio do abandono sempre foi enorme. Em 2019, 15% dos jovens brasileiros de 15 a 17 anos estavam foram da escola. Devido a pandemia, esse desafio será ainda maior e impactará sistemas educacionais do mundo todo.