Programa conecta startups à empresas do comércio e varejo

Téo Scalioni - 11-09-2020
2258

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do programa Varejo Inteligente Conecta, que visa capacitar startups as conectando com o mercado, bem como atingir empresas que já estão atuando na área do varejo e que desejam inovar. Realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), o programa retoma nesta edição a pré-aceleração de startups, tendo como foco a conexão entre empreendedores de startups e empresários do varejo. 

No total serão oferecidas dez vagas para startups e 20 para empresas. E este ano, especialmente por conta da pandemia, o formato do programa será 100% on-line. Vale lembrar que poderão participar do programa - que é gratuito - tanto associados quanto não associados da CDL/BH.

Segundo o presidente em exercício da CDL/BH, José Angelo de Melo, em meio a todo esse contexto de pandemia, um dos pilares que continua sendo priorizado pela entidade e pelo Sebrae Minas é a inovação, visando o estímulo ao desenvolvimento de novos negócios e tecnologias para o varejo, comércio e serviços de Minas Gerais. “Com a pandemia da Covid-19, o desafio das micro e pequenas empresas será o de lidar com a crise, com o seu caixa, sobreviver, e colocar o cliente  no centro de tudo e, ao mesmo tempo, se preparar para o ponto de retomada, mantendo-se competitivo no mercado”, explica. 

De acordo com José Angelo,  nesse período, a transformação digital dos negócios e da sociedade apresentou uma grande aceleração. Para ele, a grande pergunta gira agora em torno de como será o mundo pós-pandemia. “E no programa serão identificados os principais problemas e desafios vivenciados pelos empresários em seus segmentos, levando-os a mudarem processos e evoluírem em seu modelo de negócio”, acredita o presidente interino. 

Conectando startups ao varejo 

Além de capacitar as startups e seus empreendedores para se conectarem com o mercado “tradicional”, o programa tem como objetivo desenvolver e despertar os empresários para as possibilidades geradas pela inovação, trazendo-os para uma jornada de contato com metodologias inovadoras. Tanto que as empresas varejistas qualificadas irão promover o seu desenvolvimento para várias atividades inovadoras. Já as startups serão capacitadas e preparadas por meio de mentorias para atenderem de forma assertiva o mercado do comércio, varejo e serviços.  “A ideia do programa é que empresários se conectem com startups, validem as soluções, e assim, se diferenciarem no mercado”, esclarece o presidente em exercício da CDL/BH. As inscrições para o Varejo Inteligente Conecta vão até o dia 21 de setembro. 

Inscrições nos links abaixo. 

Startups

Empresas

Informações aqui.