Odir Dellagostin (Fapergs) é o novo presidente do Confap

Assessoria de Comunicação – Confap - 06-10-2020
4734

Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) tem novo presidente. O prof. Odir Dellagostin, atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), substitui Fábio Guedes Gomes, nomeado na última semana para assumir a gestão da Secretaria de Estado de Educação de Alagoas (Seduc-AL). A transmissão do cargo foi oficializada na manhã desta segunda-feira (5), com a presença dos presidentes de todas as FAPs, em reunião extraordinária realizada por videoconferência. Dellagostin é presidente da Fapergs desde 2017, está em seu segundo mandato. Ele assume a gestão do Confap até março de 2021.

“Assumo a presidência do Confap com a determinação de dar continuidade ao excelente trabalho que os presidentes Evaldo Vilela e, depois, Fábio Guedes Gomes, desenvolveram ao longo desta gestão (2019-2021), procurando manter um diálogo aberto com as instituições parceiras nacionais e internacionais, e apoiar iniciativas que venham a favorecer o crescimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no País. Além disso, quero fortalecer as relações das FAPs entre suas parceiras regionais, e também aprimorar cada vez mais a comunicação de cada FAP com a presidência do Conselho”, destacou o novo presidente.

Odir Antônio Dellagostin é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e doutor em Biologia Molecular pela University of Surrey, na Inglaterra (1995). É professor titular da UFPel  desde 1997 e pesquisador nível 1A do CNPq, desde 2007. Foi coordenador do Centro de Biotecnologia do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPel (2003-2005). Também foi diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTEC/UFPEL) de 2009 a 2016. Coordenou o Comitê de Ciências Biológicas da Fapergs, foi membro titular da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBIO) e do Comitê de Medicina Veterinária do CNPq. Foi coordenador da área de Biotecnologia da Capes, entre 2014 e 2018, e coordenou a estruturação da Rede de Biotecnologia da Região Sul (Rede SulBiotec). Em 2018, foi eleito membro efetivo da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Possui mais de 200 artigos científicos publicados e já realizou o depósito de mais de 25 patentes.

Diretorias regionais
A Vice-Presidência do Confap é compartilhada, atualmente, pelos cinco Diretores Regionais do Conselho: Diretoria Regional Sudeste – Prof. Jerson Lima, presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – (Faperj); Diretoria Regional Nordeste – Prof. Roberto Germano Costa, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq); Diretoria Regional Norte – Profª. Mary de Fátima Guedes dos Santos, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap); Diretoria Regional Centro-Oeste – Prof. Márcio de Araújo Pereira, presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect); Diretoria Regional Sul – Prof. Fábio Zabot Holthausen, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Na reunião extraordinária de transmissão do cargo, foram votados e nomeados os novos representantes do Conselho Nacional das FAPs junto a importantes Grupos de Trabalho e Conselhos Nacionais, que contam com a atuação estratégica do Confap, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT).

Também foi definida a nova composição do Conselho Fiscal do Confap, que terá como presidente Márcia Perales, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Os demais membros são Roberto Germano Costa, presidente da Fapesq e Denio Rebello Arantes, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Robson Vieira, é membro suplente do Conselho Fiscal. 

Confap
O Confap é uma organização sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover uma melhor articulação dos interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Brasil. Criado em 28 de abril de 2006, congrega 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e trabalha como parte ativa do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.