Inteligência Artificial é tema da Semana Nacional de C&T

Assessoria de Comunicação - Sede MG - 13-10-2020
5015



A 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece de 17 a 23 de outubro em todo o Brasil. Este ano, o tema é Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira. O evento é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com instituições de ensino, pesquisa e divulgação científica de todos os estados.

As atividades extrapolam a semana, e acontecem durante o mês de outubro. Elas promovem discussões sobre o tema, com o objetivo de despertar o interesse das pessoas e levar até a elas o conhecimento científico produzido no País, além de demonstrar a importância da pesquisa e suas aplicações. Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, é responsável pela coordenação da campanha.

Em 2020, devido à pandemia de covid-19, as ações e eventos acontecerão remotamente. Estão programadas palestras, mesas redondas, cursos e até uma visita virtual a laboratórios, tudo de forma 100% online. A FAPEMIG, por meio de seu projeto "Minas Faz Ciência", participará das ações com conteúdos diversos (entrevistas, reportagens, curadoria de informações) sobre o tema Inteligência Artificial, que serão disponibilizados em seus canais.

Para a diretora de Fomento à Pesquisa e Transferência de Tecnologia da Sede, Marina Dutra, a SNCT é um momento para aproximar a ciência da população, estimulando a criatividade e motivando reflexões. “São diversas instituições promovendo atividades em todo o País, sendo Minas Gerais, historicamente, um Estado de destaque. O papel do governo é apoiar na mobilização e, este ano, estamos divulgando nas nossas redes sociais as principais atividades que irão ocorrer, facilitando o acesso à programação", destaca.

Para o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Mascarenhas, a SNCT é um momento muito importante no calendário nacional. Segundo ele, promover a pesquisa e o conhecimento científico é essencial para o desenvolvimento econômico e para a formação de cada cidadão. “O tema deste ano, Inteligência Artificial, é estratégico e coloca Minas em destaque como produtor de pesquisas e gerador de soluções de ponta no segmento”, afirma.

Confira aqui a programação completa da SNCT 2020