Encontro de Inovação apresenta soluções para o setor de biotecnologia

Assessoria de Comunicação Sede - 15-12-2020
5418

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), do Indi – Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de MInas Gerais (FAPEMIG), realizou, na última sexta-feira (11/12), a segunda edição do Vem para Minas – Encontro de Inovação, que tem como proposta dar visibilidade para o conhecimento produzido nas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do Estado.

Com o objetivo de gerar oportunidades de interação e conexão para aproximar o setor produtivo e as instituições de ciência em Minas, nesta edição, o Encontro de Inovação apresentou soluções de biotecnologias, desenvolvidas em ICTs mineiras, que têm aplicabilidade para o setor da saúde. O evento deu visibilidade a 10 pesquisas voltadas ao desenvolvimento de biotecnologias das instituições Funed, Fiocruz, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Unimontes, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As soluções apresentadas foram selecionadas a partir das manifestações de interesse durante o período de inscrição do encontro.

Cada pesquisador teve cinco minutos de apresentação, que foram comentadas pela especialista convidada, Denise Machado, atual coordenadora da Câmara de Assessoramento da FAPEMIG na área Ciências Biológicas e Biotecnologia. Para a diretora de Fomento à Pesquisa e Transferência de Tecnologia da Sede, Marina Dutra, o evento foi muito produtivo para todos os participantes. “Acredito termos dado uma grande demonstração da importância da Ciência e da variedade do quanto Minas tem produzido conhecimento e consegue contribuir, principalmente para a área da saúde, situação em destaque nesse momento”, afirma.

As apresentações podem ser assistidas no canal do YouTube do Indi e também é possível agendar conversas privadas com os pesquisadores que fizeram a apresentação. Para isso, a Sede se disponibiliza para apoiar nos agendamentos com a equipe das tecnologias. Além dessa apresentação, também é possível conferir um resumo sobre as tecnologias na Vitrine Tecnológica do Estado, que pode ser acessada pelo site da Fapemig ou da Sede. Vale destacar que a vitrine não possui apenas tecnologias voltadas para o setor da saúde, mas também em outras áreas de conhecimento.