FAPEMIG reativa cotas de bolsas para pós-graduação (PAPG)

Vanessa Fagundes - 06-04-2021
5395

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG está reativando cotas de bolsas de pós-graduação que estavam temporariamente suspensas. São, ao todo, cerca de 180 bolsas, dentre mestrado e doutorado.

A medida começa a valer de imediato. A comunicação está sendo feita diretamente aos cursos beneficiados pelo Programa de Apoio à Pós-graduação (PAPG). Com a reativação, eles poderão substituir e indicar bolsistas para as vagas que estavam congeladas, via sistema Everest.

Isso foi possível devido ao aumento do repasse financeiro mensal do governo do Estado à FAPEMIG. "A reativação dessas cotas de bolsas é um primeiro passo no sentido da retomada da capacidade de fomento da FAPEMIG", comenta Paulo Beirão, presidente da FAPEMIG. Em sua opinião, essa retomada é uma prova de que a Fundação está viva e reativando seus processos prioritários.

Essas bolsas haviam sido suspensas e/ou bloqueadas em 2019, em um período de agravamento da crise econômica de Minas Gerais, quando foi necessário readequar alguns programas da Instituição. "A pós-graduação sempre foi uma prioridade para a FAPEMIG e sabemos da importância que esse tipo de apoio tem para a formação de recursos humanos para pesquisa e inovação no estado, bem como para o fortalecimento do próprio sistema de pós-graduação, para a qualidade dos programas", completa o presidente.

Dúvidas podem ser enviadas para o Fale Conosco.