Programa Centelha realiza capacitações

Vanessa Fagundes - 10-05-2021
4902

O Programa Centelha deu continuidade ao seu ciclo de capacitações. Em abril, foram realizados três cursos, todos online e com o objetivo de promover o aprendizado e a troca de experiências entre os contemplados pela iniciativa no Estado de Minas Gerais. Segundo a equipe responsável pelo Programa na FAPEMIG, a iniciativa de capacitar os empreendedores busca fortalecer as equipes e os empreendimentos dentro dos seis principais eixos do universo dos negócios: tecnologia, produto, capital, gestão, mercado e equipe. 

Um dos cursos, realizado em 6/4, teve como tema Recursos para Startups de Tecnologia – O que você precisa saber sobre capital empreendedor. Apresentado por Gustavo Junqueira (COO KPTL), foram abordados, na oportunidade, conceitos como ideação e desenvolvimento, com destaque para a importância da decolagem, expansão e maturidade. Em 9/4, Renato Caçado (Oriens – Gestão da Qualidade) abordou o Pensamento A3 para desenvolvimento de projetos. Ele explicou a metodologia Lean Manufacturing e mostrou ferramentas de gerenciamento ágil, como o scrum, kanbam e o ciclo de PDCA. Por fim, em 22/4, Pedro Vaz (Sede MG) conduziu a discussão sobre MVP: como começar pequeno e andar rápido. Ele falou sobre proposta de valor para o cliente, deu dicas de como medir o progresso a partir da contabilidade para a inovação e apresentou os modelos de test card e learning card.



Participantes do curso "
Pensamento A3 para desenvolvimento de projetos", realizado em abril

O que vem por aí
As capacitações terão continuidade no mês de maio. Mais três oportunidades, exclusivas para os participantes do Programa Centelha, estão programadas:

5/5 – Precificação: como estruturar e analisar os custos de sua empresa para estipular o preço de venda adequado para os seus produtos ou serviços (já realizado)
Palestrante: Claudia Souza – Sebrae
Carga horária: 3h (15h às 18h)

12/5 – Mentoria Pitch: apresentação do pitch demo day das startups para orientação do mentor e sugestões de adequação com foco no pitch storytelling ideal.
Palestrante: Paulo A. Granjeiro – UFSJ
Carga horária: 2h (9h às 11h)

25/5 – Teste de hipótese: como mitigar as grandes incertezas do negócio e validar suas hipóteses.
Palestrante: Pedro Vaz – Sede
Carga horária: 2h (19h às 21h)

Programa Centelha
O Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). É operado pela Fundação CERTI e, em Minas, é executado pela FAPEMIG.

No Estado, 523 ideias inovadoras foram submetidas ao Programa, das quais 15 foram selecionadas. Cada uma recebe até R$66,6 mil em subvenção, investimento que busca estimular a criação de empreendimentos inovadores a partir da geração de novas ideias.