A FAPEMIG realizou nesta quarta-feira (26), como parte do projeto Diálogo com os Parceiros, o Encontro Anual com as Gestoras. O evento, que aconteceu de maneira remota, teve como objetivo estreitar as relações entre a Fundação e as gestoras, entidades importantes para a realização e a viabilização das pesquisas em Minas Gerais. A ocasião também serviu para que se fosse apresentado o sistema Evando Mirra que, em breve, será lançado. No final, os representantes das gestoras puderam fazer perguntas aos representantes da FAPEMIG.
No início do evento, o presidente da FAPEMIG Paulo Sérgio Beirão reforçou a importante parceria entre a Fundação e as gestoras, que, responsável pela gestão financeira, ajudam os pesquisadores a se dedicarem ao trabalho de pesquisa. “Este encontro tem que ser anual, para sempre verificarmos as melhores práticas, principalmente a prestação e contas. Também somos obrigados, por lei, a cumprir normas e exigências. Esse diálogo é importante para realizarmos isso da melhor forma possível”, afirmou.
Segundo Beirão, a intenção é facilitar os processos, desde o momento do cadastro até a prestação de contas. Segundo ele, existem demandas que tomam mais tempo e exigem mais esforços das gestoras e, por isso, foi feito um estudo junto ao Conselho Curador para buscar melhorarias. “Percebeu-se que existem gestoras que têm capacidade para realizar várias coisas e outras, embrionárias, nem tanto”, disse, citando como exemplo um projeto que não foi viabilizado porque a gestora não conseguiu realizar uma importação.
"Por isso, haverá uma chamada para cadastro das gestoras, que vão se qualificar para diferentes níveis de complexidades, monitoramento e compliance”, explica Beirão. É preciso saber, no cadastro, se a gestora é capaz de realizar determinadas atividades. “Isso vai ser feito nessa transição. É claro, quem está cadastrado continua como gestora, mas vamos evoluir”.
Novo sistema
O Sistema Evando Mirra recebeu esse nome como homenagem ao pesquisador mineiro, que ocupou vários cargos de liderança. Nesse momento da elaboração do Sistema, o diálogo com os parceiros tem sido importante para conhecer demandas pontuais. Flávio Rodrigues, assessor da diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação e um dos responsáveis pelo desenvolvimento, falou sobre o cronograma do projeto e algumas funcionalidades. Segundo ele, em fevereiro de 2021 foi assinado um contrato com a Prodemge, que montou uma equipe para dar sequência ao desenvolvimento. Dentre os próximos passos estão a solicitação de operação de processos e partes importantes das despesas operacionais, fazendo com que o Sistema atenda a mudanças da legislação e níveis de cadastramento das gestoras. “Será possível, de forma sistemática, pegar esses orçamentos atualizados dentro do projeto e construir um monitoramento financeiro e de prestação de contas mais ágil e fácil”, garantiu.
Após a apresentação de Rodrigues, Ingrid Machado, gerente de Monitoramento e Avaliação de Resultados da FAPEMIG, falou sobre a Chamada Pública para o Cadastramento das Gestoras. De forma didática, ela mostrou passo a passo para esse processo. A FAPEMIG abriu processo de consulta sobre essa chamada a fim de coletar sugestões para aprimorar o texto (veja aqui).
Por fim, Camila Pereira, diretora de Planejamento, Gestão e Finanças, passou algumas orientações sobre o que vem pela frente. As perguntas que foram surgindo no decorrer de todo evento foram respondidas pelos colaboradores da FAPEMIG.