Reunião anual da SBPC oferece programação diversificada

Vanessa Fagundes, com informações da UFJF e da SBPC - 20-07-2021
4741

Uma programação diversa, composta por mesas-redondas, apresentações de trabalhos, exposições e atividades culturais, marca a 73ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento, que ocorre integralmente on-line por conta da pandemia de covid-19, está sendo realizado em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Neste ano, o tema é “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade”.

A Reunião teve início no domingo (18) e vai até 24 de julho. A cerimônia de abertura foi transmitida pelo canal da SBPC no YouTube e está disponível aqui. Ela contou com a participação do presidente da SBPC, Ildeu Moreira, do reitor da UFJF, Marcus David, e da prefeita municipal de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), além de representantes de entidades científicas, como o presidente da FAPEMIG, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, que é membro do Conselho da SBPC. 

O reitor da UFJF ressalta o orgulho da instituição em receber e partilhar a organização da Reunião Anual da SBPC: “é, certamente, um dos maiores eventos da ciência nacional. Em um momento em que fica tão evidente para toda a sociedade a importância da ciência como uma forma de enfrentarmos momentos tão difíceis, sediar um evento como esse ganha uma expressão ainda maior, pois valoriza a ciência, a pesquisa e as universidades públicas brasileiras”, enfatiza Marcus David.

Atividades
A Semana contará com uma programação intensa. Hoje, terça (20), estão previstas sessões promovidas por sociedades científicas, dentre elas, a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Sociedade Brasileira de Física (SBF) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). As atividades promovidas pela SBPC serão transmitidas pelo canal da entidade no YouTube.

Dentre os destaques, está a mesa-redonda “Vacinas brasileiras”, coordenada por Lucile Maria Floeter-Winter, diretora da SBPC, que contará com a participação de Jorge Elias Kalil Filho, professor titular de Imunologia Clínica e Alergia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), diretor deste serviço no Hospital das Clínicas (HC) de SP e diretor do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (InCor), Ricardo Tostes Gazzinelli, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Luciana J. Costa, professora associado do Departamento de Virologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Na sessão de bate-papo, que acontece das 20h às 21h, a palestra “A democracia no Brasil e as visões dos brasileiros”, será proferida por Leonardo Avritzer, professor titular da UFMG. Renato Janine Ribeiro, professor titular da Universidade de São Paulo e presidente eleito da SBPC, e Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física e do programa de pós-graduação em história das ciências da UFRJ e atual presidente da SBPC, serão os comentaristas.

Todas as informações estão disponíveis no site do evento: http://www.ra.sbpcnet.org.br/73ra.

SBPC Jovem e Família
A programação da Semana conta com a SBPC Jovem e Família que apresentará atividades multidisciplinares que envolvem todas as áreas do conhecimento. As atividades, totalmente virtuais e abertas a todos, têm início se estendem até o dia 24. A água no planeta; a vida no futuro; e algoritmo ou desafios de lógica; são alguns dos tópicos que serão abordados nos encontros.

SBPC Cultural
Já a SBPC Cultural terá apresentações musicais, de teatro e ópera e será exibida diariamente, a partir das 21h30, pelo canal da SBPC no YouTube. O objetivo é divulgar expressões e valores artísticos, locais e regionais.


(Com informações da UFJF e da SBPC)