Atenção, bolsistas! Atualização de dados bancários

Assessoria de Comunicação FAPEMIG - 22-08-2022
15113

A FAPEMIG vem buscando formas de aprimorar seu sistema de pagamento de bolsas. A partir da experiência acumulada com o uso do cartão BB Pesquisa, e considerando os relatos e as demandas da comunidade acadêmica, a Fundação passará a adotar o pagamento direto na conta corrente informada pelo beneficiado.

A previsão para iniciar o pagamento direto é novembro de 2022, com a bolsa referente ao mês de outubro. Para que não haja nenhum tipo de atraso durante a transição, é vital que os dados bancários informados no momento do cadastro no sistema Everest estejam corretos.

Assim, a FAPEMIG solicita a todos os bolsistas que atualizem seus dados bancários no sistema Everest até o dia 23/09/2022. A conta informada deve ser do tipo conta corrente, cujo titular é o próprio usuário. São permitidas contas correntes de bancos digitais.

Não serão consideradas contas poupança, contas conjuntas, nem dados bancários de terceiros, como conta pertencente à mãe ou ao pai. A conta corrente informada deve estar ativa e a FAPEMIG não se responsabiliza por débitos anteriores (se existirem tarifas bancárias represadas, por exemplo, elas serão cobradas com o primeiro crédito da bolsa).

Quem deve atualizar os dados 
Todos os bolsistas de cotas institucionais devem atualizar os dados bancários, o que inclui o Programa de Apoio à Pós-graduação (PAPG) e o Programa de Apoio à Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC e BIC-Jr.).

No caso da Bolsa de Iniciação Científica Júnior (BIC-Jr.), cujos beneficiados são estudantes do ensino médio e da educação profissional – e, presumivelmente, menores de idade – importante observar as regras do banco para criação de conta corrente. Normalmente, é exigida a presença do responsável no ato da abertura.

Tutorial
A atualização deve ser feita por meio do sistema Everest Web. Após a realização do login, basta clicar em “Atualizar Dados Pessoais”, presente em “Ações rápidas”.



Na sequência, acessar a aba “Dados Bancários”.



No campo Banco, selecionar o banco ao qual possui a conta corrente. No campo Agência, preencher somente número e letras. Por exemplo, se número da agência for 0000-X, este campo deve ser preenchido com 0000X (sem o hífen). No campo Conta Corrente, devem ser preenchidos somente números e/ou letras. Por exemplo: se número da conta corrente for 12345-67, neste campo deve ser preenchido com 1234567(sem o hífen).

No campo PIS/PASEP, caso o usuário não tenha esse número, preencher com “00000”.

Após atualizar as informações, clicar em "Salvar".



No caso de dúvidas, pede-se encaminhar mensagem por meio do Fale Conosco: http://www.fapemig.br/pt/envio-de-perguntas/