FAPEMIG realiza seminário de avaliação final do PPSUS

Bárbara Teixeira - 19-06-2023
2301

Nesta semana, a FAPEMIG realizará o Seminário de Avaliação Final dos projetos desenvolvidos no Programa de Pesquisa para o SUS, o PPSUS, no âmbito da Chamada FAPEMIG nº 03/2020. O evento tem o objetivo de apresentar e avaliar, por meio de uma banca, os objetivos pretendidos e os resultados alcançados.

Serão três dias de encontro virtual: 20, 21 e 22 de junho, das 9h às 15h, por meio da Plataforma Teams. A abertura contará com Paulo Sérgio Lacerda Beirão, presidente da FAPEMIG, Poliana Cardoso Lopes, Secretária de Estado Adjunta de Saúde, e Gilberto Ferreira de Souza, representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio da Coordenação Geral de Ciências da Saúde e Biociências.

“Os seminários são importantes para a troca de experiências entre os pesquisadores e para a discussão dos resultados alcançados. Por isso, convidamos todos para assistirem às bancas de avaliação de outros pesquisadore,s para haver essa troca”, destaca Caroline Pimentel, chefe do Departamento de Parcerias Públicas (DPP) da FAPEMIG.

Pesquisa
O PPSUS é um programa inovador que objetiva fomentar a ciência e a tecnologia no âmbito da saúde pública de cada Estado. Em Minas Gerais, o programa faz parte dos projetos da Secretaria de Estado de Saúde desde 2003, sendo que a FAPEMIG faz a sua execução. Por meio dele, são desenvolvidas pesquisas para atender as necessidades e reduzir as diferenças regionais.


Dentro da Chamada nº 03/2020 foram contemplados 16 projetos que trabalharam assuntos como investigação do vírus HTLV, associado a leucemias e doenças inflamatórias, a vigilância epidemiológica da doença de Chagas em Minas Gerais e pesquisas voltadas à manutenção da Covid-19. Neste seminário, os trabalhos serão avaliados por uma banca exclusiva de especialistas.

O programa é uma parceria entre a Fundação, o Sistema Único de Saúde (SUS), Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Governo do Estado de Minas Gerais e a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG).