5 iniciativas de divulgação científica na área de Humanidades

Júlia Rodrigues - 20-06-2023
2630

A área das Humanidades é o foco de um novo projeto de divulgação científica, lançado no mês de junho. O site Humanamente - Divulgação Científica em Humanidades surge com o objetivo de dar visibilidade à pesquisa e aos grupos deste campo no Brasil.

O site é dividido em três seções: Ágora, que reúne pesquisas brasileiras na área de Humanidades; Eclética, onde é possível encontrar iniciativas de pesquisa e projetos de divulgação científica desse campo; e Nós das Redes, que busca promover a articulação entre os projetos contemplados pelo edital Pro-Humanidades do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A iniciativa é do Instituto Nacional de Comunicação da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), que tem sede na Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Clique aqui e conheça o projeto.

Assim como o Humanidades, existem boas iniciativas de divulgação científica que buscam apresentar os trabalhos do campo. Conheça outras cinco:

Ser_tão História
O projeto do Laboratório de Teoria da História e História Pública, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), busca fortalecer, divulgar e potencializar a história, a cultura e os patrimônios norte-mineiros.

A iniciativa conta com o apoio da FAPEMIG. Além de divulgar os projetos desenvolvidos na Universidade, o perfil compartilha dicas e busca explorar o patrimônio cultural da região, como pontos turísticos e a culinária do Norte de Minas.


Confira o perfil no Instagram @Ser_tão História 

O perfil também convida estudantes egressos para falarem mais das pesquisas que desenvolveram 


Aventura Antártica - Arqueologia no continente gelado O projeto Paisagens em Branco, desenvolvido no Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas (Leach), também conta com o apoio da FAPEMIG. Nele, a equipe de pesquisadores mapeou sítios arqueológicos e trouxe um novo olhar para a chegada do homem à Antártica. A fim de compartilhar as descobertas da pesquisa com o público não especialista, a equipe desenvolveu o jogo virtual Aventura Antártica.

O jogo está sendo desenvolvido pelo grupo de pesquisa Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas (Arise) e divide-se em dois momentos: um em que o jogador é um dos foqueiros que explora o local pela primeira vez; e outro em que é um dos arqueólogos reais envolvidos na pesquisa. Confira o teaser:

Yeah Science! O podcast semanal é fruto de um projeto de extensão do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (IP/UFU). Seu objetivo é divulgar a ciência psicológica trazendo informação de qualidade relacionada ao dia a dia. Os episódios da primeira temporada estão disponíveis no Spotify, Anchor, Deezer, Youtube e Amazon Music.  Escute o episódio - Tomada de decisão 


O podcast pauta Ciência Psicológica relacionados ao dia a dia 

Larvas Incendiadas O nome desse podcast foi inspirado no poema Aula, de Manoel de Barros. Os episódios, focados nos estudos de gênero e sexualidade, trazem entrevistas com pesquisadores sobre seus estudos, oriundos dos mais variados campos do saber.   As conversas são conduzidas por Thiago Coacci, doutor em Ciência Política pela UFMG e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem). Em 2021, o podcast foi vencedor do Prêmio Anpocs de Divulgação Científica em Ciências Sociais, categoria Discente. Os episódios estão disponíveis no site e também no Spotify, Apple, Google, Deezer e Amazon Music.  Confira o episódio - Sofia Favero - Crianças Trans

O "Larvas incendiadas" é um podcast quinzenal

 

Tempus – Combates pela História Trata-se de um podcast sobre história apresentado por três historiadores:  Chico (Francisco Rocha), Mekie (Laurindo Mekie Pereira) e Thiago (Thiago Pereira). Segundo seus idealizadores, o principal objetivo é difundir o conhecimento científico, usando uma linguagem acessível ao grande público, debatendo temas do passado e do presente. A iniciativa está disponível no Spotify e no Instagram.  Confira o episódio - #Tempus 004 – A revolta da vacina 

O podcast mensal é uma inciativa de historiadores da Unimontes