Plataforma de dados DataViva está de volta com novas parcerias

Vanessa Fagundes - 21-06-2023
2546


O DataViva, plataforma de visualização de dados focada em Big Data, está de volta. O projeto agora é coordenado pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (Face/UFMG). O lançamento de sua nova versão, com a apresentação das funcionalidades disponíveis no ambiente, aconteceu hoje (21), em evento na UFMG.

A solenidade reuniu parceiros institucionais que contribuíram com o projeto ao longo dos anos, entre eles a FAPEMIG. Em sua fala, Paulo Sérgio Beirão, presidente da FAPEMIG, relembrou o surgimento da proposta no âmbito da Fundação. O objetivo era fornecer informações constantemente atualizadas sobre a economia mineira e, com isso, subsidiar processos de decisão. “Dados são matéria-prima para a pesquisa científica e para políticas públicas. A FAPEMIG atuou na geração dos instrumentos, mas é mais adequado que o projeto fique em um centro de pesquisa como o Cedeplar, facilitando a manutenção e a disponibilização para toda a sociedade”.

Gustavo Britto, professor e pesquisador do Cedeplar e coordenador do projeto DataViva, destacou o apoio institucional de vários atores, o que foi fundamental na institucionalização do projeto. Para ele, um dos desafios, agora, é pensar um modelo de gestão diferente, que inclua novos parceiros, novas possibilidades de financiamento e a integração com projetos de pesquisa e extensão da Universidade. O pesquisador finalizou com um convite a todos: pensar novos projetos e iniciativas para os próximos anos para desenvolvimento em conjunto com o Cedeplar.


Lançamento da plataforma DataViva, na Face/UFMG (Foto: Vanessa Fagundes/FAPEMIG)

Dados atualizados
Construído em código aberto, o site DataViva traz dados atualizados de todos os municípios brasileiros. No menu principal, foram organizadas as informações mais buscadas pelos usuários: "Regiões", onde é possível acessar as informações de qualquer localidade brasileira (município, microrregião, mesorregião, unidade federativa etc.); "Gráficos", no qual o usuário pode criar visualizações a partir de seu interesse; e "Estudos", onde estão reunidas publicações acadêmicas e outros materiais que envolvem o DataViva. Em "Mais Recursos", é possível encontrar rankings e realizar o download de dados das bases utilizadas. Chama-se atenção, ainda, para a seção "Ajuda", um canal de interlocução com o usuário criado para tirar dúvidas e auxiliar na navegação.

O evento contou, ainda, com palestras de Thoran Rodrigues, fundador e CEO da BigDataCorp., e de João Prates Romero, professor adjunto da UFMG e coordenador de pesquisa do DataViva. O evento foi transmitido pelo canal YouTube da Face/UFMG e pode ser assistido aqui.

História
O projeto DataViva teve início em 2010, a partir de interação entre o Governo de Minas e o MIT Media Lab. Na época, a proposta era adaptar uma metodologia de complexidade econômica para pensar estratégias de diversificação econômica para o Estado, de forma a criar uma ferramenta para gestores públicos. A primeira versão da plataforma foi lançada com bases de dados de emprego e comércio internacional. Hoje, o DataViva traz dados sobre emprego formal, comércio internacional, comércio internacional entre países, educação (censos escolares) e saúde. São 1,3 bilhões de registros e cerca de 1,5 TB de dados processados.

Leia mais sobre a história do projeto em http://dataviva.info/pt/about/