DISPOSITIVO PORTÁTIL, MÉTODO DE LEITURA PARA DETECÇÃO MOLECULAR AUTOMATIZADA DE PATÓGENOS POR LAMP, CONTROLADO POR APLICATIVO DE SMARTPHONE E SEUS USOS

IDENTIFICADOR: 213 | DATA: 26-10-2020
410

SETOR ECONÔMICO:

Biotecnologia

Equipamentos Laboratoriais e Hospitalares


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

A rápida disseminação do vírus SARS-CoV-2, agente causador da síndrome denominada de COVID-19, impôs inúmeros desafios à saúde pública global. Em razão das taxas de morbidade e letalidade observadas, do alto potencial de infectividade do coronavírus, e da virtual impossibilidade de diagnóstico clínico diferencial em relação a outras etiologias, torna-se essencial a aplicação de sistemas diagnósticos sensíveis e diferenciais. As principais limitações para a implementação de soluções em diagnóstico molecular são o alto custo, a necessidade de infraestrutura adequada e a capacitação de pessoal. Em virtude da alta demanda e apesar dos esforços, nota-se, ultimamente no Brasil e no mundo, uma enorme dificuldade em testar massivamente os casos suspeitos para o SARS-CoV-2, tanto no setor público como na iniciativa privada. Apesar de eficaz, a técnica de RT-PCR é ofertada de forma centralizada e não há produção suficiente de insumos para atender à população, levando o sistema a priorizar o diagnóstico obedecendo a critérios de gravidade.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

A presente invenção representa uma solução do tipo point-of-care (PoC), que reúne um dispositivo portátil, controlado por aplicativo de celular, e métodos para o diagnóstico molecular rápido de SARS-CoV-2 por meio da técnica LAMP - Loop mediated isothermal amplification.

O sistema é capaz de realizar a identificação do RNA de SARS-CoV-2 em menos de 1 hora, incluindo as etapas de coleta e reação, mantendo sensibilidade e especificidade. A detecção é realizada de forma automática por meio de um software embarcado capaz de interpretar o resultado e enviar para uma nuvem remota de dados, com georreferenciamento do resultado

A tecnologia pode também ser reprogramada e/ou configurada para o diagnóstico de outras doenças de importância médica e veterinária, em vigilância sanitária ou para o agronegócio.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

-Diagnóstico molecular PoC.

-Pode ser operado por profissional minimamente treinado.

-Possibilidade de ser adaptado para a detecção de múltiplos alvos.

-Realização do teste e leitura totalmente automatizados.


POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

A tecnologia pode ser empregada para a realização de diagnóstico PoC em consultório médico, laboratório de análises clínicas, unidade de saúde, ou hospital, sem a necessidade de estrutura laboratorial complexa.


ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

Produto registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).


TITULARES:

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ MINAS (FIOCRUZ - MG)

VISURI

CELER BIOTECNOLOGIA S.A.

 

NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 10 2020 016662 0


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

NIT FIOCRUZ - MG: cristina.carrara@fiocruz.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.