PROCESSO PARA PURIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA CROTOXINA PARA OBTENÇÃO DE COMPOSIÇÕES FARMACOLÓGICAS PARA USO MEDICINAL E COSMÉTICO

IDENTIFICADOR: 227 | DATA: 04-11-2020
2624

SETOR ECONÔMICO:

Biotecnologia


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Distúrbios causados principalmente por hiperatividade dos músculos, na denervação seletiva e localizada de músculos no tratamento de distúrbios relacionados a uma disfunção da atividade muscular.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

Compreende a presente patente de invenção a um processo para purificação da Crotoxina para obtenção de composições farmacológicas para uso medicinal e cosmético, constituído das seguintes etapas: a serpente é adormecida em nuvem CO~ 2~, as glândulas do animal são pressionadas vertendo-se o veneno em recipiente preparado para este fim. Dessa forma a Crotoxina atua enfraquecendo o músculo ou os músculos com atividade aumentada.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

A Crotoxina é isolada do veneno da cascavél Crotalus, a qual é encontrada em todo Brasil. Suas potenciais aplicações podem envolver áreas como oftalmologia, distúrbios da tonicidade muscular – ortopedia e fisiatria, neurologia, otorrinolaringologia, aplicações cosméticas além da hipersecreção glandular.


ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

Em desenvolvimento.


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG

FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS - FUNED


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

PI 0104539-3


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

Núcleo de Inovação e Proteção ao Conhecimento (NIPAC - FUNED): nipac@funed.mg.gov.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.