E-NTPDases RECOMBINANTES, USO NA PRODUÇÃO DE KIT DE DIAGNÓSTICO PARA DETECÇÃO DE ANTICORPOS NAS LEISHMANIOSES CAUSADAS POR ESPÉCIES DO GÊNERO Leishmania

IDENTIFICADOR: 295 | DATA: 10-03-2021
2882

SETOR ECONÔMICO:

Fármacos


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

As leishmanioses são doenças tropicais negligenciadas causadas por parasitos do gênero Leishmania. O diagnósitco das Leishmanioses tem falhas de sensibilidade e especifidade que dificultam o controle epidemiológico da doença em si. Esta tecnologia apresenta o uso de proteínas recombinantes de Leishmania, expressas em sistema bacteriano, como alternativa para o imunodiagnóstico de Leishmaniose de forma mais específica e segura.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

A solução apresentada é o uso de NTPDases  recombinantes de Leishmania na detecção de anticorpos anti-Leishmania em soro de pacientes suspeitos de Leishmaniose como forma mais segura e específica de fazer um diagnóstico mais preciso da infecção.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

A tecnologia de recombinantes é mais segura pois evita a manipulação do parasito e seus perigos de infecção acidental.

A tecnologia usa proteína recombinante NTPDase que é um marcador de infecção amplamente expresso durante a infecção portanto levando a alta sensibilidade de detecção.

A tecnologia usa proteína recombinante que leva a melhora na especificidade do diagnóstico. 


POTENCIAIS APLICAÇÕES

Kit de imunoidiagnóstico de Leishmaniose e outros usos  das NTPDases recombiantes de leishmania como em aplicação como antígenos vacinais e no desenvolvimento de fármacos.


ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

Tecnologia em estágio avançado de desenvolvimento foi recentemente licenciada para a empresa de base biotecnológica que está desenvolvendo kit comercial para imunodiagnóstico Leishmaniose visceral canina.


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - UFV

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FAPEMIG 


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

PI 1003744-6


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

cppi.interacao@ufv.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.