SISTEMA PARA MANUNTENÇÃO PREDITIVA EM AUTOCLAVES HOSPITALARES A VAPOR

IDENTIFICADOR: 492 | DATA: 04-10-2021
287

SETOR ECONÔMICO:

Equipamentos Laboratoriais e Hospitalares


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

O presente trabalho propõe uma solução na área de Engenharia Clínica para otimizar o gerenciamento de manutenções de tecnologias hospitalares, para reduções de custos com manutenções corretivas e preventivas em autoclaves hospitalares a vapor.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

Sistema supervisório embarcado para monitoramento contínuo de parâmetros físicos, químicos, elétricos e mecânicos de autoclaves hospitalares a vapor, baseado em técnicas de Manutenção Preditiva (MPd). O estudo se fundamenta, ainda, na aplicação de análises como FMEA (Failures Mode and Effect Analysis) e RCFA (Root Cause Failure Analysis), no que concerne a Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC) e análises estatísticas comparativas dos resultados de técnicas de manutenções preventivas.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

A partir dos resultados obtidos até o momento sugerem-se diminuições do custo de manutenção, do Downtime e Mean Time To Repair, pois com a leitura do Sensor de Efeito Hall e, futuramente, com a condutividade da água, será possível detectar, previamente, o nível de desgaste das resistências antes de estragarem.


ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

Protótipo já testado.


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU


NÚMERO DO PROCESSO NO INPI:

BR 10 2019 0016981


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

atendimento@intelecto.ufu.br


LINKS:

Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.