DigiAtlas Mobile V2

IDENTIFICADOR: 532 | DATA: 04-03-2022
3453

SETOR ECONÔMICO:

Software e Tecnologia da Informação


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Há uma escassez de informações didáticas bióticas e abióticas sobre a área urbana e rural das cidades que possam ser utilizadas nas escolas. Geralmente são dados genéricos e de distintas áreas do país. Além disso, os dados são estáticos e sem possibilidade de novas inserções.

 

SOLUÇÃO APRESENTADA:

O DigiAtlas Mobile reúne dados da biologia e Geociências em um único aplicativo Android, com a possibilidade de inserção de novos dados pelo professor ou pelos próprios alunos. Além disso, os mapas podem ser utilizados com sistema de GPS, indicando a posição do aluno e os pontos cadastrados, possibilitando, ao aluno marcos novos pontos e inserir fotos e áudios.

 

PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

O aplicativo é inovador pelo fato de organizar dados, em um único aplicativo web, de diversos pesquisadores de modo didático, de uma região que há pouco material desenvolvido para as escolas. Além disso, também inova no modo de apresentar os dados, no formato de um Atlas Digital, onde o aluno pode ser os marcadores ou inserir novos dados referenciados geograficamente.

 

POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

Ensino de Ciências, Geociências e Biologia. O aplicativo pode ser utilizado para atividades de campo, envolvendo conhecimentos do ambiente (animais, plantas, solos, etc.), assim como em atividade em sala de aula envolvendo a temática, com alunos do ensino fundamental, médio ou superior. O DigiAtlas possui uma base de dados integrada a partir da qual visualizam-se marcadores interativos, com imagem de fundo (Satélite ou ruas).


INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

O DigiAtlas mobile é um aplicativo para Sistemas Android, funcionando como um catálogo digital interativo de dados ambientais georreferenciados. Dados ambientais estes, relacionados a fauna e flora, como plantas, aves, mamíferos, entre outros tipos de dados. Os usuários podem inserir, editar e apagar seus dados, com também, compartilhar com outros usuários da plataforma. No aplicativo, o professor pode criar turmas para trabalhar individualmente, no mesmo dispositivo. No acesso principal ao sistema, visualiza-se uma mapa com os dados georreferenciados existentes.


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FAPEMIG


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 51 2018 000360-5

 

INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

inovacao@unifal-mg.edu.br

 

LINKS ÚTEIS:

Acesse o registro do programa de computador na íntegra aqui.

Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Alfenas I9/UNIFAL-MG Tel.: 55 35 3701-1983 E-mail: inovacao@unifal-mg.edu.br Para mais informações, por favor, visite nosso site: http://www.unifal-mg.edu.br/i9unifal/