PROTEÍNA QUIMÉRICA RECOMBINANTE, PEPTÍDEOS, COMPOSIÇÕES IMUNOGÊNICAS, KIT DIAGNÓSTICO, PROCESSO DIAGNÓSTICO PARA LEISHMANIOSE, E USOS

IDENTIFICADOR: 580 | DATA: 25-07-2024
42

BREVE DESCRIÇÃO:

Parasitos do gênero Leishmania são os organismos causadores de um conjunto de doenças denominadas Leishmanioses.  A forma mais agressiva e letal desse grupo de doenças é a Leishmaniose Visceral (LV), causada, nas Américas, pela espécie Leishmania infantum. No Brasil, onde a doença é endêmica, a implementação de estratégias de controle é de extrema importância.

Entre as estratégias de controle da leishmaniose recomendadas pelo Ministério da Saúde está a eutanásia de cães soropositivos. Os testes utilizados para determinação da soropositividade são o teste rápido imunocromatográfico DPP-LVC Bio-Manguinhos para a triagem de cães e o ensaio imunoenzimático (ELISA) EIE-LVC BioManguinhos, como teste confirmatório. No entanto, fatores como a baixa especificidade e sensibilidade desses testes, bem como a demora na obtenção dos resultados, contribuem para a ineficácia na redução do número de casos de leishmaniose.


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Tendo em vista as limitações dos testes de diagnóstico para Leishmaniose Visceral Canina e, consequentemente, no controle epidemiológico da doença, o desenvolvimento de ferramentas mais sensíveis e específicas permanece como prioridade. A presente invenção busca solucionar a ocorrência de reatividade cruzada tanto para doença de chagas, quanto para outras interações inespecíficas indesejadas, uma vez que determina epítopos imunodominantes e específicos da LiNTPDase2, bem como epítopos responsáveis por interações com amostras negativas e de doença de chagas. Dessa forma, a partir de um antígeno já em estágio avançado de estudo, a presente invenção define novas sequências aplicáveis ao diagnóstico e com potencial melhor do que o antígeno original rLiNTPDase2.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

A presente invenção refere-se a 6 peptídeos e uma proteína quimérica, derivados da NTPDase2 de Leishmania infantum (LiNTPDase2), que foram otimizados para o diagnóstico de Leishmaniose, especialmente de cães com Leishmaniose Visceral Canina, apresentando imunogenicidade.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

A presente invenção se baseia no mapeamento experimental de epítopos lineares, o que gera sequências de interesse com mais robustez e precisão, do que os métodos computacionais normalmente empregados.


POTENCIAIS APLICAÇÕES:

Esta invenção possui amplo potencial de aplicação, abrangendo o uso da proteína, dos peptídeos e das composições imunogênicas em áreas como diagnóstico, prognóstico, formulações farmacêuticas e composições vacinais.

ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

TRL 4


TITULARES:

UFV - Universidade Federal de Viçosa


INVENTORES:

Juliana Lopes Rangel Fietto

Raissa Barbosa de Castro

João Victor Badaró de Moraes

Gustavo Costa Bressan

Raphael de Souza Vasconcellos

Anna Cláudia Alves de Souza

Luma Salgado Leopoldino

Evandro Silva Favarato

Fabiana Azevedo Voorwald



NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 10 2024 008116 1


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

NIT.UFV

nit.parceria@ufv.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.