DISPOSITIVO INTEGRADO PARA DETECÇÃO DE ONDAS MAGNETOELÁSTICAS, PROCESSO E USO

IDENTIFICADOR: 581 | DATA: 25-07-2024
40

BREVE DESCRIÇÃO:

Os dispositivos de detecção de sinais magnetoelásticos atuais apresentam montagens robustas que utilizam aparelhos de laboratório de pesquisa altamente sofisticados, como amplificadores de alta frequência lock-in, analisadores de espectro ou analisadores de rede vetorial (VNA). No entanto, sua aplicabilidade é limitada, principalmente devido ao alto custo desses dispositivos. Além disso, as aplicações em ambientes de campo são restritas devido ao peso e complexidade de montagem, exigindo um grande número de componentes periféricos, como bobinas, cabos, fontes de sinal DC, entre outros.


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Diante da crescente importância dos materiais magnetoelásticos como plataforma sensora, torna-se evidente a necessidade de desenvolver instrumentação compacta e portátil para a detecção dos sinais magnetoelásticos em sensores.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

A presente invenção consiste em um dispositivo baseado em microcontroladores com interface gráfica para detecção de ondas magnetoelásticas em sensores.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

A presente invenção buscou desenvolver um instrumento compacto, otimizado, robusto e de baixo custo para detecção de sinais magnetoelásticos em sensores, com potencial de ser utilizado em campo. A inovação proposta oferece a oportunidade de produzir um dispositivo de detecção com eletrônica otimizada e com ajuste fino na detecção. Além disso, a integração completa dos componentes em uma interface gráfica de usuário (GUI) intuitiva também desenvolvida neste trabalho torna o equipamento completo e prontamente operacional.


POTENCIAIS APLICAÇÕES:

A presente invenção é aplicável em vários campos técnicos, incluindo detecção de agentes químicos, físicos e biológicos.


ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

TRL 4


TITULARES:

Universidade Federal de Viçosa


INVENTORES:

Joaquim Bonfim Santos Mendes

Wenderson Rodrigues Fialho da Silva

Rafael Otoniel Ribeiro Rodrigues da Cunha


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 10 2024 008915-4


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

NIT.UFV

nit.parceria@ufv.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.