De acordo com dados da UNESCO, menos de 30% dos pesquisadores no mundo inteiro são mulheres. Nas Ciências Exatas, temos 18%, 8% e 2% de mulheres no bacharelado, mestrado e doutorado, respectivamente. Além disso, de acordo com dados do IBGE, menos de 40% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres no Brasil.
A presença reduzida de mulheres na ciência e sua baixa participação em posições de liderança na academia e nos negócios levou a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) a criar o Desafio do Empreendedorismo do Legado Acadêmico (DELA).
O DELA objetiva promover a formação empreendedora de mulheres bolsistas de mestrado e doutorado da FAPEMIG, aproximando as mulheres do universo de empreendedorismo e inovação.
Os workshops visam a sensibilizar, inspirar e motivar as pesquisadoras a participar do projeto. Por meio de casos de sucesso de pesquisadoras empreendedoras, as potenciais participantes do programa poderão ampliar sua rede, formar os seus times e ter acesso a conteúdos como liderança, negociação e networking. Após a seleção dos projetos, as participantes serão expostas, durante sete semanas, a conteúdos que as auxiliarão a identificar o benefício da sua pesquisa para a sociedade, quais problemas podem ser solucionados através da sua aplicação prática, o papel da universidade no apoio à inovação, comunicação e tendências de futuro, familiarizando-as com diferentes etapas da criação de soluções inovadoras e com alto potencial de impacto.
O projeto busca, desta forma, preparar as bolsistas a interagir com diferentes cenários, seja levando suas pesquisas para o mercado ou liderando ações empreendedoras dentro das universidades, tornando-as, assim, cada vez mais engajadas com o empreendedorismo e a inovação. A edição-piloto ocorrerá em seis cidades mineiras — Belo Horizonte, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Uberlândia e Viçosa —, cumprindo as seguintes etapas:
O prazo para submissão de projetos ao DELA se encerrou em 17 de maio de 2019. Abaixo, estão disponíveis a Chamada Pública e a Retificação nº 1.
Confira abaixo as inscrições aprovadas e não aprovadas para a formação empreendedora do DELA!
O mapeamento das iniciativas que apoiam, fomentam e encorajam mulheres em empreendedorismo tecnológico e social foi realizado por meio de um formulário, compartilhado em redes sociais, e os cadastros foram realizados pelas próprias instituições.
Caso você queira compartilhar sua iniciativa, clique aqui para cadastrá-la.
Para mais informações entre em contato conosco através do e-mail: dela@fapemig.br.