UNIDADE:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

EIXO:

Desenvolvimento Produtivo, Científico e Tecnológico

OBJETIVO:

Desenvolver ações administrativas e financeiras visando garantir recursos humanos, materiais, financeiros, técnicos e institucionais necessários à execução das políticas públicas a cargo do Estado de Minas Gerais






UNIDADE:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

EIXO:

Desenvolvimento Produtivo, Científico e Tecnológico

OBJETIVO:

Apoiar a Ciência, Tecnologia e Inovação para promover o desenvolvimento econômico, social e cultural, melhorando a qualidade de vida da população e a competitividade do Estado



CONSTRUÇÃO DO CAMPUS BELO HORIZONTE E DA ESCOLA DE MÚSICA DA UEMG

Finalidade: Construir o Campus Belo Horizonte e a Escola de Música da UEMG.

APOIO A PESQUISA NO ESTADO DE MINAS GERAIS POR MEIO DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Finalidade: Fortalecer e incrementar projetos de pesquisa científica, por meio de parcerias, para atendimento a uma demanda crescente.

CAPACITAÇÃO DE PESQUISADORES DAS INSTITUIÇÕES ESTADUAIS E CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A INSTITUIÇÕES ESTADUAIS, FEDERAIS E PARTICULARES

Finalidade: Fomentar ações voltadas para a capacitação, treinamento e aperfeiçoamento de Recursos Humanos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, com a finalidade de fixar os pesquisadores e estudantes no estado.

REALIZAÇÃO DE ESTUDOS TÉCNICOS

Finalidade: Realizar estudos técnicos dos projetos apresentados à FAPEMIG, visando verificar o conteúdo da pesquisa e sua utilidade para a sociedade.

FOMENTO A PROJETOS DA DEMANDA UNIVERSAL E REDES DE PESQUISA

Finalidade: Apoiar a execução de projetos de pesquisa que apresentem mérito científico e relevância avaliados pela contribuição potencial ao desenvolvimento do Estado. Visa fortalecer a comunidade científica do Estado.

INDUÇÃO, INOVAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO A PROGRAMAS E PROJETOS DE PESQUISA

Finalidade: Financiar projetos de pesquisa e/ou desenvolvimento tecnológico e/ou inovação em áreas pré-determinadas, consideradas prioritárias pelo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia - CONECIT ou pelo Conselho Curador - CC. Os temas são aqueles considerados estratégicos para o desenvolvimento de Minas Gerais.

INVESTIMENTOS EM EVENTOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS, DIVULGAÇÃO E DIFUSÃO DE RESULTADOS DE PESQUISA TECNOLÓGICA

Finalidade: Apoiar a organização de eventos e possibilitar a participação de pesquisadores em congressos de caráter científico ou tecnológico, visando a divulgação e difusão dos resultados de pesquisa desenvolvidas no Estado e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.




UNIDADE:

Unidade de Inteligência Organizacional e Gestão Estratégica da FAPEMIG 

EIXO:

Desenvolvimento Produtivo, Científico e Tecnológico

OBJETIVO:

Ferramenta de aprendizado, online, desenvolvida para aprimorar habilidades relacionadas à linguagem da programação para os jovens brasileiros, do ensino médio, de maneira gratuita e fácil de usar



Descrição: Plataforma web, gratuita e de código aberto direcionado aos jovens que desejam aprender ou aprimorar habilidades relacionadas à programação: o HTML, Java Script e CSS. A plataforma tem o apoio da FAPEMIG e é desenvolvida por equipes de Minas Gerais e americanas, ligadas ao Massachusetts Institute of Technology (MIT). 




UNIDADE:

Sistema Mineiro de Inovação (SIMI)

EIXO:

Desenvolvimento Produtivo, Científico e Tecnológico

OBJETIVO:

Promover a formação empreendedora para as mulheres bolsistas de mestrado e doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), aproximando-as do universo do empreendedorismo e da inovação



Descrição: Por meio de encontros e workshops, a iniciativa visa reduzir a desigualdade de gênero no ambiente técnico científico, estimular a transformação da ciência em empreendimentos e, sobretudo, promover o aumento da empregabilidade das alunas.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO EM: 
https://fapemig.br/pt/dela/

 




UNIDADE:

Assessoria de Comunicação da FAPEMIG

EIXO:

Desenvolvimento Produtivo, Científico e Tecnológico

OBJETIVO:

Disseminar e popularizar a CT&I no Estado de Minas Gerais, além de desenvolver vocações e gerar produtos de comunicação de naturezas diversas (rádio, tv, internet e impresso)



Descrição: Fazem parte do portfólio de produtos do programa: o site, as redes sociais e a revista Minas Faz Ciência, além das pílulas televisivas do programa Ciência no Ar e dos podcasts Ondas Ciência. O PCCT também desenvolve projetos diversos, inovadores em aspectos como linguagem e plataformas, que contribuem para a divulgação da ciência, tecnologia e inovação para a sociedade.