HISTÓRICO

De acordo com dados da UNESCO, menos de 30% dos pesquisadores no mundo inteiro são mulheres. Nas Ciências Exatas, temos 18%, 8% e 2% de mulheres no bacharelado, mestrado e doutorado, respectivamente. Além disso, de acordo com dados do IBGE, menos de 40% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres no Brasil.

A presença reduzida de mulheres na ciência e sua baixa participação em posições de liderança na academia e nos negócios levou a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) a criar o Desafio do Empreendedorismo do Legado Acadêmico (DELA).

 
O DELA

O DELA objetiva promover a formação empreendedora de mulheres bolsistas de mestrado e doutorado da FAPEMIG, aproximando as mulheres do universo de empreendedorismo e inovação.

Os workshops visam a sensibilizar, inspirar e motivar as pesquisadoras a participar do projeto. Por meio de casos de sucesso de pesquisadoras empreendedoras, as potenciais participantes do programa poderão ampliar sua rede, formar os seus times e ter acesso a conteúdos como liderança, negociação e networking. Após a seleção dos projetos, as participantes serão expostas, durante sete semanas, a conteúdos que as auxiliarão a identificar o benefício da sua pesquisa para a sociedade, quais problemas podem ser solucionados através da sua aplicação prática, o papel da universidade no apoio à inovação, comunicação e tendências de futuro, familiarizando-as com diferentes etapas da criação de soluções inovadoras e com alto potencial de impacto.

O projeto busca, desta forma, preparar as bolsistas a interagir com diferentes cenários, seja levando suas pesquisas para o mercado ou liderando ações empreendedoras dentro das universidades, tornando-as, assim, cada vez mais engajadas com o empreendedorismo e a inovação. A edição-piloto ocorrerá em seis cidades mineiras — Belo Horizonte, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Uberlândia e Viçosa —, cumprindo as seguintes etapas:

 


Juiz de Fora | 2 de abril

 

Viçosa | 11 de abril

 

Lavras | 16 de abril

 

Belo Horizonte | 23 de abril

 

Uberlândia | 25 de abril

 

Montes Claros | 30 de abril
 
FORMAÇÃO EMPREENDEDORA

O edital e o formulário de inscrição para a formação empreendedora do DELA estão disponíveis abaixo, bem como a retificação do edital (8/5) atualizando a data para submissão dos projetos (17 de maio de 2019) e a data para divulgação dos resultados (20 de maio de 2019). A retificação autoriza a participação de mulheres não bolsistas do PAPG na etapa de formação empreendedora na categoria de ouvintes. A medida visa ampliar a oportunidade de aproximação de mulheres nas universidades ao empreendedorismo e inovação, lideradas por bolsistas contempladas pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação (PAPG) da FAPEMIG.

 
 
 

NOSSOS PARCEIROS
 

 

Para mais informações entre em contato conosco através do e-mail: dela@fapemig.br.