Animais que curam

Tatiana Nepomuceno - 18-01-2018
4451

Quem não tem medo de um escorpião amarelo enorme rodando pela casa? Sim, dá medo mesmo, mas, apesar de ser perigoso, este animal é muito utilizado em estudos científicos e ajuda e muito a humanidade. É o que aponta pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o apoio da FAPEMIG. Coordenado pelo pesquisador Thiago Verano Braga, o estudo utilizou o veneno do escorpião amarelo, para os casos de infarto. “ O trabalho começou estudando a propriedade da toxina do veneno para baixar a pressão arterial, evoluiu e hoje utilizamos o peptídeo minimizado desta toxina para diminuir a arritmia cardíaca”, pontua. E o trabalho curativo dos animais peçonhentos não para por aí. Abelhas e serpentes também possuem um importante papel no que tange à utilização de suas toxinas para curar enfermidades humanas.


Realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), os estudos utilizam propriedades do veneno da serpente Surucucu, introduzindo uma proteína do veneno em células de insetos cultivadas em laboratório, para desenvolver um remédio que trata de doenças cardiovasculares. E por que é necessário produzir uma proteína do veneno da Surucucu em células de insetos? Ocorre que é preciso uma grande quantidade do veneno desta serpente para conseguir a toxina suficiente para continuar os estudos e, como esta cobra está em risco de extinção, a utilização dela é inviável em larga escala.


Então, os pesquisadores descobriram que era possível inserir o DNA contendo a sequência da proteína Mutalisina–II em células de insetos. Assim, a célula produz a Mutalisina-II junto com as suas próprias proteínas. A pesquisa está na fase de ligação do DNA correspondente à Mutalisina-II com um DNA que permita a sua produção em uma bactéria ou célula de inseto. A partir deste momento, os pesquisadores realizam procedimentos para induzir a célula a produzir a proteína Mutalisina-II recombinante (modificada). “Após esta fase a proteína recombinante será isolada e caracterizada, ou seja, testes serão realizados para verificar se a proteína recombinante tem as mesmas funções que a proteína original”, pontua Valéria Alvarenga, pesquisadora da Funed.


Já a outra pesquisa, realizada pela Funed e coordenada por Esther Bastos, utiliza a apitoxina (propriedade do veneno da abelha) para desenvolver uma pomada para tratamento da artrite e, assim, diminuir a dor causada pela doença. O desafio maior, de acordo com os pesquisadores, foi fracionar esta apitoxina para retirar seus componentes alergênicos. Para isso, foi firmada uma parceria com a Escola de Engenharia Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para criar um equipamento que utiliza a fração da apitoxina em escala industrial, sendo possível lançá-la no mercado.


Pesquisadores conscientes geram pesquisas de resultado para a sociedade

Os testes realizados na pesquisa apoiada pela FAPEMIG, que utiliza o veneno do escorpião para diminuir a arritmia cardíaca, utiliza testes em animais. Entretanto, o coordenador do estudo, Thiago Braga, enfatiza o cuidado ao realizar os experimentos, sempre com ética e minimizando ao máximo o sofrimento dos animais. “A grande maioria dos remédios que usamos precisam ser testados em modelos animais para se chegar nas prateleiras das farmácias. Por isso, a importância de pesquisas científicas sérias e amparadas por diretrizes das Comissões de Comissão de Ética no Uso em Animais (CEUA) ”, pontua.