Resultado da Chamada FAPEMIG/Fapes/Renova

Tatiana Nepomuceno - 11-06-2019
5836

A Chamada 09/2018 - Pesquisa Desenvolvimento e Inovação para a Recuperação das Áreas Impactadas pelo Rompimento da Barragem de Fundão/ Mariana, lançada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) em 2018, recebeu cerca de 40 projetos, dos quais 15 foram aprovados. Eles totalizam o aporte de R$ 5.613.885,95 a serem investidos em iniciativas das mais variadas áreas. 

Dentre os aprovados, estão propostas que promovem o desenvolvimento sustentável, como a Utilização sustentável do rejeito de barragem de minério de ferro para fabricação artesanal de tijolos de adobe aplicados à construção de moradias, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e o Uso sustentável do rejeito sedimentado da Bacia do Rio Preto no desenvolvimento de componentes para a construção civil, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Há, também, outros que visam o uso sustentável da terra, como a Ciência e tecnologia para recuperação ambiental da Bacia do Rio Doce: métodos, estratégias e indicadores de restauração de ecossistemas florestais, da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e o Desenvolvimento de matriz sustentável de produção para a cadeia de leite e derivados nas regiões do Alto Rio Doce e Governador Valadares, Universidade Federal de Viçosa (UFV).

No caso de interposição de recurso contra o presente resultado divulgado, o candidato terá até 10 dias corridos após esta publicação para tal, como pode ser verificado aqui. Solicitações de informações, dúvidas ou demais esclarecimentos deverão ser encaminhadas à FAPEMIG pelo link: https://fapemig.br/pt/envio-de-perguntas