Evento na FAPEMIG discute novas regras de avaliação para pós-graduação

Téo Scalioni - 27-11-2019
5753

Com o objetivo de esclarecer as novas regras de avaliação dos programas de pós-graduação, será realizado no dia 2 de dezembro o Encontro com a Capes: a nova avaliação da pós-graduação. O evento, que acontece no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), visa levar ao conhecimento de pró-reitores e coordenadores de programas de pós-graduação das universidades mineiras a mais recente política de avaliação da pós-graduação pela Capes.

Dentre a programação do evento estão palestras com a Dra. Sônia Báo, diretora de Avaliação da Capes que vai falar sobre A Avaliação Geral da Pós- Graduação; Dr. José Oswaldo Siqueira, diretor do ITV com a palestra Uma visão da pesquisa de empresa e,para finalizar, o Dr. Flávio Camargo, coordenador da área de ciências agrárias da Capes, que vai palestrar com o seguinte tema: A Avaliação na Ciências Agrárias.

"A Capes quer aperfeiçoar o mecanismo de avaliação e é muito importante que ela discuta com a comunidade até para ver os melhores mecanismos e que haja uma busca em se ter um consenso.", acredita Paulo Sérgio Beirão, diretor de ciência, tecnologia e inovação da Fapemig.

As vagas são limitadas e restritas a coordenadores e pró-reitores de programas de pós-graduação. Para participar basta confirmar presença pelo e-mail: cerimonial@fapemig.br  


Mais verbas para Pós-Graduação 
Vale lembrar que na última terça-feira (26/11), com a presença do presidente da FAPEMIG, que também é presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Evaldo Vilela, a Capes anunciou em Brasília que vai investir R$ 200 milhões, pelos próximos quatro anos, em cursos de mestrado e doutorado. Com os recursos, 1.800 novas bolsas de pós-graduação com foco nos programas com nota 3 e 4 serão ofertadas a partir de março de 2020. A iniciativa é uma parceria da agência de fomento com o Confap. “A pós-graduação na Capes evoluiu muito, viramos referência mundial. Mas, as necessidades de hoje são diferentes das do início do século. Então, nós temos que nos atualizar através de parcerias”, disse Evaldo Vilela,

Encontro com a Capes: a nova avaliação da pós-graduação 

Data: 2 de dezembro
Horário: 9h às 12h30
Local: Auditório da Sede da FAPEMIG - Av. José Cândido da Silveira, N° 1.500, Horto, Belo Horizonte/MG.

Assista ao vivo aqui.