20 anos divulgando a ciência mineira

Assessoria de Comunicação da FAPEMIG - 16-12-2019
4891

Acontece no dia 18 de dezembro, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), a abertura da exposição Minas Faz Ciência – 20 anos de divulgação científica. O evento marca as comemorações do vigésimo aniversário da revista mineira de divulgação científica.

Segundo o presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela, o periódico é parte da história da Fundação e do desenvolvimento científico mineiro. “Sem ciência, nós não caminhamos mais nesse mundo, não é possível. O conhecimento científico e tecnológico e a inovação são cada vez mais necessários. É papel da FAPEMIG financiar esse ecossistema no Estado e a revista conta a história que nós ajudamos a construir”.

Na exposição, os participantes poderão conhecer a trajetória da Minas Faz Ciência, principais marcos e mudanças estéticas e conceituais. Edições antigas e atuais da publicação também estarão disponíveis, assim como outros produtos de divulgação científica desenvolvidos pela equipe da Fundação. “Cada vez mais, a população precisa conhecer a ciência feita em Minas. Nós levamos esses conhecimentos a jovens, professores e interessados em geral por meio de vários canais de informação, mas nossa revista, em especial, é fonte para os nossos estudantes do ensino médio, das escolas públicas, que as consultam permanentemente na intenção de entender melhor o papel da ciência”, completa Vilela.

A visitação é aberta ao público, das 8h às 17h, na sede da FAPEMIG: Av. José Cândido da Silveira, nº 1.500, Horto.

História 

A revista Minas Faz Ciência foi criada pela FAPEMIG em dezembro de 1999, após identificação da necessidade de maior integração entre comunidade científico-tecnológica e sociedade. Lançada inicialmente com uma tiragem de cinco mil exemplares, a revista, de periodicidade trimestral, era distribuída gratuitamente a qualquer interessado. Hoje, a publicação conta com uma tiragem de 25 mil exemplares, ganhou uma edição anual dedicada às crianças e é enviada, ainda de forma gratuita, a leitores de todas as regiões do Brasil. 

“A divulgação das pesquisas e seus resultados, especialmente aqueles alcançados com o apoio da Fundação, é parte da estratégia da FAPEMIG para estreitar o diálogo com a sociedade e fortalecer a cultura científica no Estado”, explica Vanessa Fagundes, assessora de comunicação e coordenadora do projeto Minas Faz Ciência. “Nesses 20 anos, ampliamos nossa atuação para outros canais e formatos, mas a revista continua a desempenhar um papel central em nossas ações de comunicação da ciência”.

Além da revista impressa, o projeto de divulgação científica contempla, hoje, dois sites – um deles dedicado ao público infantojuvenil – um canal no YouTube, o podcast Ondas da Ciência e perfis nas principais plataformas de redes sociais. A revista Minas Faz Ciência também está disponível, para leitura, em sua versão digital, que pode ser acessada em www.minasfazciencia.com.br .


MINAS FAZ CIÊNCIA – 20 ANOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Visitação: de 18/12/2019 a 17/1/2020

Horário: 8h às 17h

Local: Sede da FAPEMIG – Av. José Cândido da Silveira, 1.500, Horto