Podem participar pessoas com idade mínima de 21 anos, fluentes em português e inglês, que tenham mestrado (stricto sensu), doutorado, pós-doutorado e livre-docente, em andamento ou concluído, nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias. Não podem se inscrever pessoas com educação formal na área de Comunicação ou aqueles que trabalham/participam ativamente em TV, rádio e/ou canais de mídia social com mais de cem mil seguidores.
Os candidatos participam com uma apresentação oral sobre um tópico de ciência e tecnologia com a duração máxima de três minutos, sem recurso de power point ou outro dispositivo eletrônico, e com uso limitado de materiais de apoio portáteis. As apresentações são avaliadas pelo seu conteúdo (factualmente correto e cientificamente válido), clareza (capacidade de transmitir o conhecimento) e carisma (cativar e inspirar a audiência).
Os bolsistas FAPEMIG devem enviar seus vídeos de inscrição por meio do sistema eletrônico da Central de Informações da FAPEMIG (disponível em https://fapemig.br/pt/envio-de-perguntas). Há uma primeira etapa de seleção e os 30 semifinalistas (nacional) participam de uma masterclass em São Paulo nos dias 4 e 5 de maio. A semifinal acontece no dia 6, e os 10 finalistas se apresentam no dia 8 de maio, na grande final nacional. O vencedor representará o Brasil no Cheltenham Science Festival, na Inglaterra, em junho de 2020.