FAPEMIG financiará pesquisas sobre Covid-19

Vanessa Fagundes - 30-03-2020
2513

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) divulgou chamada para financiamento de pesquisas relacionadas à Covid-19. O Programa emergencial de apoio a ações de enfrentamento da pandemia causada pelo novo Coronavírus (chamada 01/2020) tem como objetivo fortalecer ações inovadoras nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação públicas, localizadas no Estado.

Dentre os objetivos específicos da chamada estão estimular a cooperação entre pesquisadores e órgãos de pesquisa, apoiar ações voltadas ao enfrentamento e mitigação dos danos causados pela Covid-19 e estimular a busca por procedimentos eficazes no combate à pandemia. Ao todo, serão investidos R$2 milhões nas propostas aprovadas, sendo que cada uma não pode ultrapassar, individualmente, o valor de R$400 mil.

As propostas devem ser submetidas pelo sistema Everest até o dia 10 de abril. Os resultados serão divulgados ainda em abril, no dia 30. Detalhes podem ser conferidos na chamada, que está disponível no site da Fundação. Lembrando que, com o atendimento presencial suspenso, dúvidas podem ser esclarecidas pelo Fale Conosco.

ENFRENTAMENTO
Desde o início do mês de março, a FAPEMIG tem se encontrado com grupo de pesquisadores dos campos da virologia, epidemiologia e saúde coletiva, além de gestores da área de assistência e saúde pública, para tratar do enfrentamento à Covid-19 em Minas Gerais. A ideia é identificar caminhos e contribuições do setor acadêmico para combater um possível surto. O lançamento da chamada é uma das ações priorizadas. Estão previstas, ainda, suplementação de projetos em andamento que tratam do tema e mapeamento de ideias e soluções de auxílio ao enfrentamento da Covid-19 e à superação dos danos sociais e econômicos por ela causados.