Projeto Minas Faz Ciência lança podcast infantil

Assessoria de Comunicação Social - 30-03-2020
4976

O projeto Minas Faz Ciência lança nesta segunda-feira, 30 de março, o podcast infantil Histórias de Ninar para Pequenos Cientistas. Com cerca de 10 minutos de duração, os episódios apresentam histórias sobre a vida de grandes nomes da Ciência, conceitos, teorias e acontecimentos científicos.  

A primeira temporada traz oito contos construídos em parceria com pesquisadores mineiros. As histórias são baseadas em circunstâncias reais, mas a construção narrativa usa recursos da ficção. Cada uma é contada por um narrador diferente. Com proposta educativa, o podcast é boa opção para crianças durante o período de isolamento social, frente a Covid-19.

O primeiro episódio da temporada apresenta o Mundo de Rafa: universo constantemente vigiado pelo Departamento de Proteção Contra Invasores e Outras Possíveis Ameaças. Com uma visão lúdica, o conto trata dos mecanismos do sistema imunológico humano ao combater uma infecção viral – e também ao se tornar imune, por meio de vacinas.  

Novos episódios serão lançados semanalmente, em agregadores de podcasts e no site Minas Faz Ciência Infantil. Os contos serão acompanhados da produção de material de apoio: textos de contextualização para adultos, publicados no site Minas Faz Ciência. O objetivo das postagens é abordar o contexto e explorar temas relacionados ao conto científico, dando suporte a pais e professores.  

O podcast está disponível nos principais agregadores de podcast, como Spotify, Deezer e Google Podcasts. Acesse: https://anchor.fm/pequenos-cientistas  

Minas Faz Ciência  

Minas Faz Ciência é o projeto de divulgação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Reúne produtos midiáticos (revista, portal, podcasts, redes sociais e vídeos) sobre Ciência, Tecnologia e Inovação que trazem novidades, debates e curiosidades sobre a área, centrados no que está sendo desenvolvido em terras mineiras. Um dos focos do projeto é o público infantil. São produzidos conteúdos direcionados para crianças no site infantil e na revista anual Minas Faz Ciência Infantil.