SIMI levanta mapa de soluções inovadoras no combate ao coronavírus

Téo Scalioni - 08-05-2020
3348

Dar visibilidade às entidades do ecossistema de inovação mineiro como startups, empresas de base tecnológicas, universidades, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), órgãos governamentais, fundos de investimento, dentre outros desenvolvedores de soluções que possam mitigar os efeitos diretos e indiretos causados pela COVID-19. Esse é o objetivo do SIMI Reports: COVID19, uma publicação direcionada para a sociedade, tendo como principal público-alvo empresas e entidades do setor público que buscam soluções para diminuir os efeitos que a pandemia tem causado.

Desenvolvido pelo  Sistema Mineiro de Inovação (SIMI), programa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), o Simi Report  visa buscar e divulgar respostas para os desafios provocados pelo coronavírus. Ao todo, apresenta um compilado, por enquanto, de 63 soluções. Soluções essas, desenvolvidas por agentes do ecossistema de inovação de Minas para minimizar os efeitos diretos e indiretos da Covid-19 na sociedade. As propostas englobam desde o tratamento de infectados até os efeitos econômicos decorrentes do isolamento social.

O projeto teve como base o "Cadastro do Ecossistema de Inovação" , lançado pelo SIMI em março deste ano, que contou com cerca de 1300 entidades cadastradas. A partir daí, foi realizado um filtro que levantou as que tinham soluções e teriam potencial de minimizar os efeitos da COVID-19. Um verdadeiro mapeamento das ações cadastradas que pudessem ajudar neste momento de pandemia.  E para fazer esse levantamento, o SIMI Report contou com o apoio da Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida (Anbiotec), da Fundação Biominas, do BiotechTown - hub de inovação em biotecnologia e ciências da vida - e da FUNDEPAR - gestora de investimentos de risco que gere o fundo Seed 4 Science.

De acordo com diretor de Fomento ao Ecossistema de Inovação da Sede, Pedro Vaz, o SIMI Reports é uma forma da sociedade se aproximar de propostas desenvolvidas pelo ecossistema mineiro de inovação. Segundo ele, vale ressaltar que o projeto é um documento vivo, no qual sempre há atualização dos dados das novas soluções que se cadastram. “Incluiremos outros agentes do ecossistema de inovação que entraram em contato conosco e desenvolveram soluções que possam apoiar o governo, empresas e a sociedade neste momento”, afirma Pedro. 

 Pedro observa que o Simi Report - Inovação contra a Covid-19 é o primeiro desta série de levantamentos sobre o cenário de inovação mineiro. Segundo ele, o "Cadastro do Ecossistema de Inovação" é uma iniciativa contínua que gera um mapeamento de todo ecossistema, ou seja, os agentes de inovação que atuam no Estado. “Lançaremos um estudo mais aprofundado sobre o ecossistema de inovação de Minas Gerais nos próximos meses a partir dos dados do cadastro.”, garante ele. 

Clique aqui para acessar o SIMI Reports: Covid19