Conheça o resultado da chamada 01/20: ações de enfrentamento ao coronavírus

Vanessa Fagundes - 11-05-2020
6818

                                                                         

Foi divulgado, hoje (11), o resultado da chamada 01/2020 - Programa emergencial de apoio a ações de enfrentamento da pandemia causada pelo novo Coronavírus. Foram recebidos, ao todo, 197 projetos para análise. Destes, 19 foram aprovados para contratação. Somados, eles representam um investimento de R$1,98 milhão.

"A expectativa é que esses projetos de pesquisa tragam contribuições significativas para o enfrentamento da pandemia. Por isso, o foco foi em resultados rápidos", explica o presidente interino da FAPEMIG, Paulo Sérgio Lacerda Beirão. As propostas aprovadas estão voltadas, assim, para métodos de diagnóstico, novos tratamentos e procedimentos terapêuticos, acompanhamento de pacientes e prevenção. 

As propostas foram julgadas por uma câmara multidisciplinar composta por especialistas em suas áreas de atuação. A análise foi realizada por meio de ferramentas virtuais, respeitando as orientações de distanciamento social.

Das 19 propostas aprovadas, nove são da área de Ciências Biológicas e Biotecnologia; cinco de Ciências da Saúde; três de Ciências Exatas e dos Materiais; e duas de Engenharia Mecânica.

As propostas aprovadas podem ser conferidas aqui.


A FAPEMIG também divulga a lista de propostas não aprovadas.


Enfrentamento
A chamada 01/2020 - Programa emergencial de apoio a ações de enfrentamento da pandemia causada pelo novo Coronavírus foi a resposta imediata do Governo de Minas, por meio da FAPEMIG, para o enfrentamento da crise por meio da pesquisa científica e tecnológica. A iniciativa teve como objetivos estimular a cooperação entre pesquisadores e órgãos de pesquisa; apoiar ações voltadas ao enfrentamento e mitigação dos danos causados pela Covid-19; e incentivar a busca por procedimentos eficazes no combate à pandemia.

Dúvidas sobre a chamada e seu resultado podem ser esclarecidas com a Central de Informações, por meio do Fale Conosco do site institucional.