UE lança chamada emergencial para vacinas contra a covid-19

Assessoria de Comunicação Social – Confap - 25-08-2020
319

Vai até 28 de setembro o prazo para submissão de propostas na Chamada Emergencial “Accelerating Vaccine Development and Global Manufacturing Capacity to Stop the Covid-19 Pandemic”, iniciativa da Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI), em parceria com a União Europeia (UE), por meio do programa de pesquisa e inovação Horizon 2020.

A Chamada é cofinanciada pela União Europeia e irá disponibilizar 100 milhões de euros para apoiar o rápido desenvolvimento e a fabricação global de vacinas para covid-19, com foco em sistemas eficazes e organizações com capacidade de entrega rápida, e em grande escala. Com isso, espera-se garantir que as doses da vacina sejam disponibilizadas e atendam às necessidades de saúde pública em todo o mundo, durante a pandemia.

Em razão do caráter emergencial, a chamada recebe propostas até o dia 28 de setembro. Os projetos submetidos serão avaliados a cada três semanas para garantir o financiamento das pesquisas em tempo hábil. Podem submeter propostas entidades elegíveis para receberem recursos no contexto do programa Horizon 2020: empresas; entidades sem fins lucrativos; instituições e fundações internacionais; empreendimentos de P, D&I; organizações governamentais de pesquisa; e demais entidades dedicadas ao desenvolvimento de vacinas. 

Participação brasileira
Para esta chamada, pesquisadores e entidades brasileiras não receberão financiamento direto do programa Horizon 2020. A participação brasileira é possível por meio de consórcios/projetos com cofinanciamento, desde que a coordenação do consórcio/projeto seja elegível para receber recursos do H2020. As Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) podem, eventualmente, apoiar pesquisas dos seus respectivos estados, para receberem projetos em parceria com consórcios constituídos no âmbito da chamada europeia.

A participação das FAPs pode ser feita de duas formas:

1- Através das Chamadas Públicas disponibilizadas pelas FAPs em seus respectivos Estados, com foco na covid-19, para apresentar projetos aprovados que possam ser parceiros dos consórcios/projetos no âmbito da Chamada CEPI/UE.

2- Pesquisadores podem realizar consulta à FAP da qual recebeu, e/ou receberá fomento na Chamada com foco na Covid-19; ou de projetos apoiados pela FAP que já estavam em andamento, para atuar em sinergia (na modalidade “twinning”), com os projetos europeus (caso aprovados e elegíveis na Chamada CEPI/UE).

Pesquisadores e entidades brasileiras devem consultar diretamente a FAP do respectivo Estado para verificar a possibilidade de participação na Chamada e as modalidades do apoio. Para esclarecimentos de dúvidas exclusivas sobre a participação de pesquisadores e entidades brasileiras na chamada CEPI/UE, entre em contato pelo e-mail: elisa.confap@gmail.com . Para dúvidas técnicas e administrativas sobre a chamada, entre em contato com a Secretaria da CEPI pelo e-mail: cfp@cepi.net 

Horizon 2020
 
O Programa Horizon 2020 é o maior programa de pesquisa e inovação da União Europeia (UE), que promove a transferência de tecnologia e inovação entre Academia e Indústria, com financiamentos disponíveis ao longo de sete anos de atuação (2014 a 2020). O cofinanciamento da UE nesta Chamada faz parte do compromisso de investir 1 bilhão de euros, por meio do programa Horizon 2020, em pesquisas de caráter emergenciais necessárias para testar, tratar e prevenir a covid-19. Metade deste financiamento, 50 milhões de euros, já havia sido planejado no âmbito da parceria entre a UE e a CEPI, e essa quantia foi dobrada (para 100 milhões de euros) após o surto do novo coronavírus no mundo. 

Sobre a CEPI 
Criada oficialmente no Fórum Econômico Mundial em Davos (2017), a Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI) é uma organização filantrópica e da sociedade para financiar projetos de pesquisa independentes com o objetivo de desenvolver vacinas contra epidemias causadas por agentes infecciosos emergentes. Essa Chamada é uma extensão da segunda convocatória feita pela CEPI em busca de vacinas para a Covid-19, lançada em maio de 2020 (a primeira convocatória foi realizada em fevereiro de 2020), e os critérios de elegibilidade foram atualizados, a fim de criar um ambiente propício para o rápido desenvolvimento da vacina para a Covid-19.

Veja a Chamada Emergencial de Pesquisas de Vacinas Contra a Covid-19 (CEPI/UE) aqui (conteúdo em inglês).