Pint of Science Online destaca cientistas mineiras

Assessoria de Comunicação - 08-09-2020
4570

Uma das transformações provocada pela covid-19 liga-se às conexões digitais. Ferramentas online tornaram-se parte do dia a dia, sendo utilizadas em rotinas escolares, de trabalho e sociais. O Pint of Science, tradicional festival de divulgação científica mundial, que leva pesquisadores aos bares e restaurantes para falarem de ciência, tecnologia e inovação, também se adaptou: neste ano, acontecerá na tela do computador. No total, 11 países integram o festival Pint Online. A edição nacional terá a participação de 73 cidades de todas as cinco regiões do País, nos dias 8, 9 e 10 de setembro. 

Em Minas Gerais, a primeira edição foi realizada há quatro anos, por iniciativa da FAPEMIG e da então Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, hoje Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sede-MG). Atualmente, o evento é realizado pelo Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau) e tem a parceria da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), ligada à UFMG. “Esta edição nos desafia a um formato diferente, 100% online, o que legitima a orientação científica do distanciamento social. Ao mesmo tempo, o modelo virtual conecta a pesquisa gerada nas universidades a muito mais pessoas, pelos canais digitais”, explicou o professor Martín Gómez Ravetti, diretor da Fundep. “O festival fortalece o propósito da nossa instituição de fomentar a evolução da sociedade por meio da pesquisa, do ensino e da inovação” reforça, ao ressaltar a relevância da popularização da ciência e da oportunidade de aproximar o saber de todos.   

O evento na capital mineira tem como tema “Mulheres protagonistas na ciência mineira”, com uma live especial no dia 8 de setembro, às 18h, no Youtube do MMGerdau. “Ser parceiro do maior festival de divulgação científica do mundo vai ao encontro da nossa missão de apoiar a ciência. Este ano seguimos com o compromisso de fazer parte deste grande evento internacional e levar programação científica de qualidade para todo o Brasil, considerando o modo online de 2020”, conta Márcia Guimarães, diretora do MM Gerdau. 

Para falar da presença feminina na pesquisa e na inovação, sobre carreira e fazer científico, o Pint reúne Zélia Profeta (Fiocruz Minas), Regina Helena de Freitas (Faculdade de Educação da UFMG), Aline Miranda (Instituto de Ciências Biológicas da UFMG) e Sílvia Ligório (Funed). Quatro mulheres, quatro áreas da ciência, diferentes instituições e idades, momentos distintos na carreira, mas uma coisa em comum: seu trabalho em ciência de ponta. “Belo Horizonte recebe pela quinta vez o Pint of Science. Temos, de fato, uma preocupação sobre a equidade na participação de homens e mulheres no evento, e, nesta edição, a Fundep nos desafiou e decidimos promover uma edição composta exclusivamente por pesquisadoras”, explicou a coordenadora do Pint of Science BH, Marina Andrade, que será a mediadora da live.  


Pint of Milk 
Neste ano, o brinde à ciência não será somente para os adultos. Pela primeira vez no Brasil, também será realizado o Pint of Milk – iniciativa do MM Gerdau, em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed). A proposta é levar informação científica de forma divertida para o público infantil. “A disseminação do conhecimento científico é prática permanente da Funed, cientes do importante papel que ocupamos neste cenário. Participar de um festival como o Pint of Science, pela terceira edição consecutiva, representa muito para a manutenção dessa prática”, contou Sílvia Fialho, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed. “Neste ano temos também a honra de participarmos como coorganizadores da primeira edição do Pint of Milk, um brinde à ciência para nossas crianças. Esperamos contribuir para o sucesso desta iniciativa, muito oportuna no atual cenário em que estamos vivendo”, finalizou.

Confira a programação completa aqui.

Serviço 
Pint of Science e Pint of Milk 2020 - online
Data: 8, 9 e 10 de setembro
Transmissão: Youtube do MM Gerdau : www.youtube.com/user/MuseuMinasMetal 
Programação: https://pintofscience.com.br/events/belohorizonte