Rede Uaitec oferece cursos gratuitos e online em TI

Agência Minas - 10-09-2020
2762

O Governo de Minas Gerais disponibilizou 25 mil vagas em cursos gratuitos e online para qualificação profissional.  Os cursos foram lançados pela Rede Uaitec, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), em parceria com a empresa privada Digital Innovation One.

Os conteúdos de qualificação profissional oferecidos são para Trilha Desenvolvedor de Games: HTML, CSS e JavaScript; e Trilha Desenvolvedor de Sistemas Java: Java, SQL e PostgrSQL. Com duração de 100 horas cada, as temáticas foram escolhidas com base nas demandas de mercado. De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a previsão é de que haja um déficit de cerca de 400 mil profissionais de TI em todo o Brasil até 2022.

Mão de obra qualificada 

“Minas Gerais é considerado um estado de potencial atrativo para instalação de empresas. Um dos compromissos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é alavancar o número de empresas instaladas no estado, mas, para isto, temos que nos preocupar com a oferta de mão de obra qualificada para o setor”, explica o secretário-adjunto da Sede, Fernando Passalio.

Passalio afirma que os cursos devem ser considerados uma oportunidade para quem está buscando o primeiro emprego, recolocação ou até mesmo para aqueles que querem se arriscar em uma nova profissão. Além disso, proporcionam oportunidades para atualizar e qualificar os profissionais que já atuam no setor de Tecnologia da Informação.

Os interessados devem acessar os cursos por meio do site www.uaitec.mg.gov.br. Após realizar o cadastro na plataforma de ensino do parceiro, as aulas estarão disponíveis de imediato.