Live FAPEMIG aborda os desafios das mulheres na ciência

Tuany Alves com informações do Minas faz Ciência - 29-03-2021
4772

A fim de marcar o Mês da Mulher, a Live FAPEMIG de março discutirá os desafios de ser uma cientista. A Ciência, Tecnologia e Inovação têm um papel fundamental na construção e desenvolvimento das sociedades, porém durante a história – devido a diversos fatores culturais – os homens se tornaram mais reconhecidos pelo desenvolvido da CT&I criando, assim, um falso imaginário popular de que as mulheres nem chegaram a participar das áreas científicas ou tiveram uma participação muito pequena.

O evento, que acontecerá na próxima quarta-feira (31), às 15h, pelo perfil do Instagram da FAPEMIG, trará a escritora e professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Ana Elisa Ribeiro, para conversar sobre a presença das mulheres no desenvolvimento da CT&I. A escritora e pesquisadora falará, ainda, sobre os desafios de ser uma cientista.

Da literária a pesquisa

Professora do Cefet-MG há 15 anos, a escritora Ana Elisa Ribeiro é uma das fundadoras do curso de Letras (bacharelado em Tecnologias da Edição) da instituição. Onde também participou da criação do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens.

As linguagens e as tecnologias são o principal tema de investigação em sua carreira acadêmica. Concluiu o mestrado em 2003, com a dissertação ‘Ler na tela’ e, em 2008, os aspectos do letramento digital e da leitura de jornais foram seu objeto de estudo na tese de doutorado, ‘Navegar lendo, ler navegando’.

Ana Elisa também é autora de mais de 30 livros e em 2020 um deles, o ‘Dicionário de imprecisões’, foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria poesia. Além disso, desde 2019, a pesquisadora coordena, com a participação de outras duas docentes do Cefet-MG, o grupo de pesquisa ‘Mulheres na edição’, iniciativa que busca resgatar trajetórias de editoras de livros cujo trabalho foi apagado na história da Literatura.

E-book Mulher faz Ciência

A professora e pesquisadora também é uma das personagens do terceiro volume do e-book ‘Mulher faz Ciência’. Iniciativa do projeto Minas Faz Ciência – projeto de divulgação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) – que busca inspirar jovens mulheres, despertando seu interesse pela carreira científica.

O e-book com perfis de dez pesquisadoras brasileiras, que teve sua terceira edição lançada durante o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência de 2021, também busca valorizar o trabalho de cientistas do sexo feminino mostrando profissionais atuantes em diferentes áreas, que também representem as mulheres em sua diversidade.

Acesse o e-book aqui.


LIVE FAPEMIG: MULHERES NA CIÊNCIA - OS DESAFIOS DE SER UMA CIENTISTA

Data: 31 de março

Horário: 15 horas

Participante: Ana Elisa Ribeiro, escritora e professora do Cefet-MG

Local: https://www.instagram.com/fapemig/