Famelab 2018 divulga a lista com os 30 semifinalistas

Tatiana Nepomuceno - 10-04-2018
4525

Explicar um conceito científico para o público leigo em apenas três minutos. Esta é a proposta da Chamada FameLab 2018, em parceria com a FAPEMIG, que recebeu, neste ano, 119 inscrições. Entretanto, apenas 30 vídeos foram selecionados para a próxima etapa, que ocorre entre os dias 23 e 27 de abril no Rio de Janeiro. O arquivo está disponível para consulta aqui.


Desses, serão selecionados 10 cientistas para a etapa final, que ocorre no dia 27 de abril, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Na ocasião, os participantes se apresentarão ao vivo para um comitê avaliador, composto por cientistas, jornalistas, escritores e personalidades públicas. O grande vencedor representará o Brasil no FameLab Internacional, durante o Festival de Ciência de Cheltenham, que acontece em junho, na Inglaterra.


O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Inscreva-se em: www.famelab.com.br


Sobre a competição

O FameLab foi lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e é realizado em 32 países pelo British Council. É considerada, hoje, uma das maiores competições de comunicação científica do mundo.


Seu objetivo é promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos no dia-a-dia da sociedade, além de incentivar o desenvolvimento de competências em comunicação, em especial a habilidade oral. No Brasil, a iniciativa está em sua terceira edição.