Atualização: Presidente da FAPEMIG é homenageado na Ordem Nacional do Mérito Científico

Vanessa Fagundes - 06-11-2021
5095


*Notícia atualizada em 6/11/2021



O presidente da FAPEMIG, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, foi promovido à classe Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. A honraria foi publicada no Diário Oficial da União de hoje, 4 de novembro de 2021.

Entretanto, ao saber da retirada da condecoração a dois cientistas indicados pelo conselho técnico, Paulo Beirão declinou da homenagem. Sua decisão foi comunicada ao ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações por meio de carta enviada no dia 5/11. De forma semelhante, outros 20 cientistas condecorados com a Ordem Nacional do Mérito Científico renunciaram à indicação.



Ordem Nacional do Mérito Científico
Instituída em 1993, a Ordem Nacional do Mérito Científico tem por finalidade reconhecer personalidades, pesquisadores e outros agentes que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à Ciência e à Tecnologia. Os nomes dos agraciados para admissão ou promoção são sugeridos por diversas instituições ligadas à área da CT&I e analisados por um conselho técnico.

“É uma honra muito grande, principalmente se considerarmos as pessoas que já receberam essa mesma honraria e os pesquisadores que a estão recebendo agora”, comenta Beirão. Dentre aqueles que já foram homenageados estão César Lattes, Johanna Döbereiner, Wilson Teixeira Beraldo e José Reis.