Nota de pesar – João Francisco de Abreu

Assessoria de Comunicação FAPEMIG - 27-05-2022
3777

Prof. João Francisco Abreu (Arquivo FAPEMIG)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG – manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de João Francisco de Abreu, ocorrido nesta sexta-feira, 27 de maio de 2022. Pesquisador e professor, ele foi membro do Conselho Curador da FAPEMIG por dois mandatos (2009 a 2013 e 2013 a 2017), atuando como presidente do Conselho entre 2011 e 2016.

PhD, doutor e mestre pela The University of Michigan, nos EUA, e especialista em vários cursos em universidades norte-americanas, João Francisco de Abreu ocupou diversos cargos em diferentes instituições. Antes de integrar e presidir o Conselho Curador da FAPEMIG, foi membro de suas Câmaras de Avaliação de Projetos. Foi professor titular do Instituto de Geociências e Departamento de Ciência da Computação da UFMG e professor visitante da Unesp-Rio Claro e da Universidade de Bolonha.

Foi presidente interino do Conselho Regional da Kaad (Katholischer Akademischer Ausländer) e  presidente do Fórum de Pró-Reitores do Sudeste, consultor ad-hoc da Capes e consultor ad-hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  Recebeu, entre outras, a Medalha do Mérito Cartográfico da Sociedade Brasileira de Cartografia.

O velório ocorre neste sábado, 28 de maio, a partir das 11h,  e o sepultamento às  13h, no cemitério Parque da Colina (rua Santarém, 50, bairro Nova Cintra), em Belo Horizonte.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da PUC Minas)