RMCC lança livro "Divulgação Científica: Boas práticas"

Assessoria de Comunicação FAPEMIG - 21-06-2022
295

Conexões de conhecimento por meio de plataformas digitais, inclusão social por meio de programas de popularização da ciência, aproximação de pesquisadores e estudantes e análise de discurso de iniciativas digitais de divulgação científica. Estes são alguns dos temas pesquisados para a escrita dos nove artigos que compõem o e-book “Divulgação Científica: boas práticas. Iniciativas, experiências e reflexões no contexto da Rede Mineira de Comunicação Científica”, lançado hoje (21).

A iniciativa de criação do e-book veio da necessidade de entrega de um produto da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC). “A Rede encontra-se em uma fase madura de atuação, com instituições fortes e que representam a ciência, inovação e tecnologia produzidas em Minas Gerais. Precisávamos registrar o papel da RMCC no contexto de desenvolvimento e produção dos conteúdos de comunicação científica nestas instituições”, relata Vanessa Fagundes, mentora do projeto e assessora de comunicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), entidade berço da RMCC.

Clique aqui para fazer o download gratuito da obra, disponível nos formatos epub e pdf.

Feito a diversas mãos, refletindo o modelo e conceito do trabalho em rede, o e-book “Divulgação Científica: boas práticas. Iniciativas, experiências e reflexões no contexto da Rede Mineira de Comunicação Científica”, tem como objetivos principais compartilhar conhecimento, experiências e boas ideias, incentivando a divulgação científica entre pesquisadores; bem como promover uma reflexão sobre o fazer e papel do profissional de comunicação pública da ciência nesse ecossistema. “Nossa expectativa é de que este livro cumpra dois objetivos: o primeiro é sua função precípua de divulgação de boas práticas de comunicação científica que relatam experiências de sucesso e, desse modo, sirva de referência para instituições e divulgadores da ciência de como fazê-la; o segundo é que possa sensibilizar as agências de fomento, assim como os governos, sobre a real importância da ciência na vida das pessoas e sobre como ela deve ser a base para o desenvolvimento robusto de uma verdadeira nação”, diz o professor Mario Neto Borges, no Prefácio da obra.

Sobre a RMCC 
A Rede Mineira de Comunicação Científica foi oficialmente criada em abril de 2015, reunindo 16 profissionais de 11 entidades diferentes. Hoje, conta com 27 instituições de ciência e tecnologia, entre públicas e privadas, sediadas em diversas regiões do estado. Anualmente, a Rede promove o Fala Ciência, curso de comunicação pública da ciência, que já teve dez edições, com painéis e oficinas dos mais relevantes temas voltados para a comunicação científica, ministrados por profissionais da área, de todo o país. “No contexto da pandemia, o curso foi oferecido remotamente, abrindo oportunidade para participantes de todo o país. Lembrando que o curso é totalmente gratuito e oferece certificado”, explica a coordenação da Rede, atualmente composta pelos representantes Daniel Ovigli, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Marcus Vinícius dos Santos, da Universidade Federal de Minas Gerais; Marina Andrade, do Pint of Science MG; e Nayane Breder, da Fundação Ezequiel Dias.

Serviço
Livro digital “Divulgação Científica: boas práticas. Iniciativas, experiências e reflexões no contexto da Rede Mineira de Comunicação Científica”.
Vanessa Fagundes e Nayane Breder (organizadoras).
Belo Horizonte: Fapemig, 2022

Assista ao vídeo de lançamento da obra: