Grupos mineiros de excelência apresentam resultados de pesquisas

Vanessa Fagundes - 22-06-2022
3863

Representantes dos 10 Institutos de Ciência e Tecnologia (INCTs) sediados em Minas Gerais se reuniram hoje (22), em evento online, para apresentar os resultados de suas investigações. Durante o encontro, foi possível não só conhecer as atividades realizadas e suas perspectivas futuras, como também debater o papel desses grupos para a superação dos desafios nacionais.

Marcelo Speziali, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG, abriu o encontro destacando a importância de se conversar sobre os avanços da ciência não só com a comunidade acadêmica, mas também com a não acadêmica. Ele ressaltou o papel desses grupos, que são estruturas robustas capazes de dar muitos retornos para a sociedade.

“De forma geral, parece haver uma dicotomia entre ciência básica e ciência aplicada. Não acho isso adequado. Acredito que existe Ciência. Existe a produção do conhecimento e a aplicação do conhecimento, ambos igualmente importantes. Os INCTs atuam em todas essas etapas”, destacou.

Durante o encontro, ficaram claras as contribuições das pesquisas desenvolvidas para o avanço de diferentes áreas. A previsão é de que a FAPEMIG viabilize um novo aporte aos INCTs sediados em Minas de R$16 milhões, divididos proporcionalmente a todos os projetos em andamento.

Quem não conseguiu acompanhar o evento ao vivo pode acessar o vídeo da reunião no canal da FAPEMIG, no Youtube (/fapemigoficial)

Evento online reuniu representantes dos 10 INCTs sediados em Minas Gerais


INCTs
O Programa Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação - INCTs, se caracteriza por grandes projetos de pesquisa de longo prazo em redes nacionais e/ou internacionais de cooperação científica envolvendo pesquisadores e bolsistas das mais diversas áreas, para o desenvolvimento de projetos de alto impacto científico e de formação de recursos humanos. Essa é uma ação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com a parceria, em cada estado, das Fundações de Amparo à Pesquisa.

Em Minas Gerais, os INCTs apoiados são:

INCT ETEs Sustentáveis, com sede na Universidade Federal de Minas Gerais

INCT do Café, com sede na Universidade Federal de Lavras

INCT Dengue, com sede na Universidade Federal de Minas Gerais

INCT Nanomateriais de Carbono, com sede na Universidade Federal de Minas Gerais

INCT Vacinas, com sede na Fiocruz Minas

INCT INERGE - energia elétrica, com sede na Universidade Federal de Juiz de Fora

INCT Midas, com sede na Universidade Federal de Minas Gerais

INCT de Ciência Animal, com sede na Universidade Federal de Viçosa

INCT Democracia e Democratização da Comunicação, com sede na Universidade Federal de Minas Gerais

INCT TeraNano - Teranóstica e Nanobiotecnologia, com sede na Universidade Federal de Uberlândia