Compete Minas recebe propostas até 17/4

Assessoria de Comunicação SEDE - 10-04-2023
4250

O Compete Minas é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e a FAPEMIG, com o apoio da Fiemg, Faemg, Fecomércio, Ocemg e do Sebrae. Essa é uma oportunidade para que empresários e empreendedores possam acessar recursos públicos não reembolsáveis para desenvolverem projetos de inovação e produtos tecnológicos dentro de seus negócios.

O programa impulsiona os setores econômicos do Estado, além de aproximar as instituições de ensino e pesquisa e a iniciativa privada. Dividido em duas chamadas: a chamada 12, Tríplice Hélice, voltada para as instituições de ciência e tecnologia (ICT), conta com aporte de mais R$40 milhões para universidades públicas e privadas realizarem projetos de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação propostos por ICTMG, em parceria com empresas, startups ou cooperativas mineiras.  Acesse aqui a chamada e os anexos necessários à submissão.

A chamada 13, intitulada Empresas, disponibiliza também mais de R$40 milhões nesta segunda rodada. É indicada para empresas, startups e cooperativas mineiras que tenham condições de desenvolverem produtos e/ou processos inovadores e tecnológicos, novos ou significativamente aprimorados para o mercado nacional, e gerir os recursos angariados de forma independente, sem a parceria de uma ICTMG. Acesse aqui a chamada e os anexos necessários à submissão.

Empresas e ICTs interessados em receber a subvenção econômica do Compete Minas poderão submeter projetos até 17/04/23.

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o programa é uma importante ação do Governo de Minas para estimular o crescimento das empresas no Estado: “Ao incentivar acesso a recursos para inovação junto ao setor privado, o Estado se posiciona como amigo do empreendedor, impulsionando empresas a criarem diferenciais para enfrentar a concorrência. O Compete Minas oferece melhores condições para que empreendimentos mineiros se desenvolvam e, consequentemente, contribuam para gerar oportunidade de emprego e renda aos mineiros”, enfatiza.

Paulo Beirão, presidente da FAPEMIG, completa: "O apoio à inovação faz parte da missão da FAPEMIG. Nesse sentido, o Compete Minas vem para somar às oportunidades oferecidas, prometendo um impacto muito significativo no processo de transferência de tecnologias geradas na academia para o setor empresarial, tanto pelo volume de recursos disponibilizados quanto pelas interações induzidas".

Dúvidas podem ser encaminhadas pelo Fale Conosco


(Com informações da Assessoria de Comunicação da SEDE MG)