5 livros sobre ciência para crianças e adolescentes curiosos

Júlia Rodrigues - 25-04-2023
3629

No último domingo (23), comemorou-se o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1995 com o objetivo de incentivar o acesso aos livros e à leitura.  

Segundo o Diretor-Geral da Unesco, Audrey Azoulay os livros são veículos vitais para acessar, transmitir e promover educação, ciência, cultura e informação em todo o mundo. No campo da divulgação cientifica, compreendemos as crianças e adolescentes como multiplicadores do conhecimento. Por isso, escolhemos alguns exemplos para os leitores mais curiosos. Confira algumas dicas!


A viagem de Tamar: a tartaruga verde do mar – Angelo Machado

"A viagem de Tamar" conta a trajetória das tartarugas marinhas por meio da história da corajosa filhote de tartaruga, Tamar. É uma das várias obras para crianças do médico, zoólogo, ambientalista, escritor e pesquisador Angelo Machado. Em vida, foi presidente do Conselho Curador da Fundação Biodiversitas organização não governamental envolvida na conservação de espécies ameaçadas de extinção e integrante do conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).


Relatividade Geral para bebês - Chris Ferrie

Nunca é cedo demais para apresentar grandes ideias para pequenas crianças, isso é o que acredita o autor de “Relatividade Geral para bebês”, Chris Ferrie. O autor canadense é físico, matemático e pai. Em seu livro, explica de forma ilustrativa e muito simples os segredos mais complexos da física moderna.  Entre suas obras estão “Engenharia Espacial para bebês”, “Mudanças climáticas para bebês” e “Robótica para bebês”.

- Confira uma prévia clicando aqui.

Tem bicho no parque? - Vanessa Cappelle e Daniel Marchetti  

O livro (confira a versão e-book) produzido por um grupo formado por pesquisadores, técnicos e alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), traz histórias e ilustrações de dez espécies presentes no Parque Estadual do Rio Doce (PERD) maior remanescente de Mata Atlântica do Estado. Pensada nos estudantes de escolas de Educação Básica localizadas no entorno da unidade de conservação o livro também foi produzido em forma de álbum de figurinhas.

- Leia também - Espécies do Parque Estadual do Rio Doce são reunidas em álbum de figurinhas

Isaac Newton e sua maçã - Kjartan Poskitt

O livro conta de forma bem-humorada a história de Isaac Newton enquanto explica os conceitos e curiosidades pouco conhecidas sobre o pai da física. A série de livros “Mortos de Fama” também conta a história de personalidades ilustres como: Albert Einstein, Alexandre o Grande e Leonardo da Vinci.


E se? - Randall Munroe

E se você fizesse uma tabela periódica de tijolos em forma de cubo, sendo cada tijolo composto pelo elemento correspondente? Essa é uma das perguntas respondidas com muita informação e humor pelo cartunista norte-americano, engenheiro e teórico científico, Randall Munroe. As perguntas foram retiradas do seu antigo blog XKCD.com e posteriormente reunidas no livro “E se? Respostas científicas para perguntas absurdas”.


Bônus: Minas Faz Ciência para Crianças

O projeto Minas Faz Ciência é uma iniciativa da FAPEMIG voltada para a divulgação científica. Um de seus produtos é a revista Minas Faz Ciência Infantil. A publicação traz reportagens, entrevistas e brincadeiras que buscam apresentar o fazer científico e despertar o interesse pela carreira e por novas informações. As cinco edições produzidas estão disponíveis para leitura em http://www.fapemig.br/pt/revista/